Viatura reforça meios ao dispor dos sapadores florestais de Águeda

931
Sapadores florestais, Águeda.

A equipa de sapadores florestais do município de Águeda foi reforçada com uma nova viatura de combate a incêndios, “celebrando de uma forma simbólica o Dia Internacional das Florestas”.

Desenvolvida para os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal, a viatura “apoia os sapadores na sua ação de prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através de ações de silvicultura preventiva como roça de matos e limpeza, realização de fogos controlados e linhas de quebra-fogo”, refere um comunicado da edilidade.

A carrinha está equipada, entre outros, com um kit de 1.ª intervenção em fogos, um conjunto de ferramentas florestais, motoserras, motorroçadoras, um tanque com água e mangueira.

A aquisição foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através ICNF – Instituto da Conservação e das Florestas, no âmbito do Programa de Sapadores Florestais (PSF).

Discurso direto

“Os nossos sapadores desempenham um papel muito relevante na prevenção, gestão e proteção da floresta e esta viatura vem dotar a nossa equipa de melhores condições para a execução do seu trabalho e vai complementar a frota e equipamento existente que é usado pelos sapadores ao serviço das populações. O trabalho que é realizado pelos sapadores florestais constitui uma importante mais-valia na segurança das nossas comunidades e na execução das faixas de gestão de combustível. São eles que executam trabalhos de silvicultura preventiva, beneficiam caminhos, fazem a manutenção da rede de pontos de água de combate aos incêndios do concelho, verificam os acessos aos postos de vigia, verificam a operacionalidade de todas as infraestruturas essenciais para o combate aos incêndios” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780