Viagens com Propósito: Transformar Pessoas, o Turismo e o Mundo

402
Farol da Barra, Ílhavo (foto partilhada no Facebook do Turismo Centro de Portugal).
Dreamweb 728×90 – Video I

No âmbito de um Ciclo de Webinars & Encontros que o Turismo de Portugal está a organizar sobre Turismo Responsável, tive o prazer de partilhar as minhas ideias e conhecimentos sobre Viagens com Propósito. A forte adesão de participantes e as apresentações dos demais oradores, que revelaram excelentes exemplos do que se faz neste contexto no Algarve, Açores e Vale do Côa, foram o mote para escrever sobre este tópico.

Por Marta Sotto-Mayor *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A indústria do turismo está em constante evolução, e uma das tendências mais marcantes dos últimos anos é a ascensão das viagens com propósito. Este conceito transcende o tradicional turismo de lazer e descanso, oferecendo aos viajantes a oportunidade de causar um impacto positivo nas comunidades que visitam e no meio ambiente, enquanto promovem o crescimento pessoal.

O Que são viagens com propósito?

As viagens com propósito representam uma evolução significativa no conceito de turismo. Cada viagem tem um planeamento intencional com um objetivo maior: obter efeitos positivos tanto para si quanto para as comunidades visitadas e meio ambiente. Em específico, o crescimento pessoal obtém-se de atividades de caráter social, ambiental, educativo ou relacionado ao bem-estar. Estes viajantes procuram experiências que vão além da simples exploração de destinos, selecionam programas que promovem um resultado benéfico e duradouro.

Diferenças entre viagens com propósito e viagens tradicionais

A grande diferença é, desde logo, tudo o que separa o turista do viajante. As viagens tradicionais são geralmente motivadas pelo lazer e pelo relaxamento, com foco em atividades recreativas e de entretenimento. Em contraste, as viagens com propósito são motivadas por um desejo de aprendizagem e contribuição além do crescimento pessoal.

A ideia assenta no seguinte: “QUERO QUE A MINHA VIAGEM AJUDE A MELHORAR O PLANETA”. Os viajantes com propósito escolhem destinos que oferecem oportunidades significativas, muitas vezes colaborando com ONGs e empresas especializadas.

A preparação para uma viagem com propósito envolve uma dedicação maior, incluindo a pesquisa sobre culturas locais e um planeamento direcionado para maximizar o impacto positivo das atividades, e pode até requerer a aprendizagem de idiomas. Esta abordagem procura vivências enriquecedoras que começam antes da partida e perduram muito além do retorno. O que se pretende são momentos memoráveis, e até viagens transformadoras, que promovam o crescimento pessoal e o envolvimento ativo com as comunidades locais e o meio ambiente.

Impacto e benefícios das viagens com propósito

O impacto positivo das viagens com propósito é amplamente reconhecido. Para os viajantes os benefícios incluem o desenvolvimento pessoal, o aumento da empatia e o crescimento cultural – “sinto-me melhor quando faço o bem a alguém”. Em termos simples está relacionado com a busca pela “melhor versão” do próprio.

As comunidades locais beneficiam com o apoio à preservação cultural, da promoção de práticas de turismo sustentável e do envolvimento direto em projetos de desenvolvimento comunitário. Além disso, este formato cria um maior valor económico e uma melhor distribuição dos ganhos e benefícios, sem depender de um elevado número de turistas.

O viajante gosta de aventurar-se pelo desconhecido, não se limita àquilo que está mais à vista, e deseja aportar uma contribuição positiva pela sua passagem. A preocupação do viajante centra-se em garantir transparência nos projetos de voluntariado e sustentabilidade, assegurando que os fundos e esforços são verdadeiramente destinados aos propósitos declarados.

Exemplos de viagens com propósito

Existem várias formas de se envolver em viagens com propósito, destaco quatro:

» O voluntariado é uma das mais comuns, onde os viajantes participam em projetos como a construção de escolas, programas de saúde ou desenvolvimento comunitário;

» O ecoturismo foca-se na conservação ambiental, com atividades proativas de conservação da fauna e flora;

» O turismo educacional envolve o ensino de idiomas, promoção cultural e/ou programas de intercâmbio;

» O turismo de bem-estar inclui retiros de yoga, meditação e tratamentos de spa em ambientes tranquilos, onde o luxo é o silêncio e há respeito pelo destino, suas gentes, tradições e futuro.

O futuro das viagens com propósito

Um relatório de 2021 da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicou que o turismo sustentável cresce 23% mais rápido do que o turismo tradicional. À medida que mais viajantes procuram experiências significativas, a indústria do turismo adapta-se para atender a esta crescente procura. As inovações tecnológicas, as práticas sustentáveis e uma maior conscientização sobre o impacto do turismo são fundamentais para se apoiar e expandir este segmento.

Portugal, com diversas iniciativas de turismo responsável, sustentável e comunitário, está bem posicionado para se tornar um destino de referência nas viagens com propósito. A combinação de ecoturismo, turismo comunitário, bem-estar e sustentabilidade oferece aos viajantes a oportunidade de explorar o país de uma forma mais significativa e responsável, beneficiando tanto quem nos visita quanto as comunidades locais e o meio ambiente.

Em conclusão, as viagens com propósito não são apenas uma tendência passageira, são uma transformação essencial na maneira como exploramos o mundo. Ao escolher destinos e atividades que promovem o bem-estar coletivo, os viajantes contribuem para um futuro melhor, onde o turismo é uma força positiva para a mudança.

Viajar com propósito, e receber com hospitalidade quem o faz, é transformar e melhorar o mundo, uma vivência de cada vez.

* Formadora & consultora internacional – Turismo, Hotelaria e Restauração. Artigo publicado originalmente no site Ambitur.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.