Turismo: Verão de 2023 foi o melhor de sempre na Região Centro

775
Turismo Centro de Portugal, exposição na BTL.

“O verão de 2023 foi o melhor de sempre para a atividade turística na região Centro de Portugal”, conclui uma análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo o balanço, que tem como base números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022.

“Estes números representam uma subida muito expressiva, de 6,3 por cento, entre os dois períodos em análise e que é significativamente superior à média nacional: a procura turística no país cresceu 3,2 por cento neste verão”, sublinha o comunicado da Turismo Centro de Portugal (TCP), que tem a sua sede na cidade de Aveiro.

Em valores absolutos, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal (mais 4,4% do que no mesmo mês de 2022), 1,2 milhões em agosto (mais 3,9%) e 846 mil em setembro (mais 12,3%). “Esta subida foi, em grande parte, impulsionada pelos visitantes de fora do país. De julho a setembro, a procura da região por parte de estrangeiros aumentou 13,4%, de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas”. Comparativamente, a procura por parte de residentes em Portugal progrediu 1,4%, de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Levando em consideração todo o ano de 2023, verifica-se que, até setembro, a procura turística pelo Centro de Portugal subiu 11,8% em relação a 2022. E, mais uma vez, o crescimento é mais notório entre os visitantes estrangeiros (23,0%).

Discurso direto

“Os números hoje revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o Centro de Portugal reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023. Este ano, mais 23 por cento de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região. Se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região. Estão de parabéns os empresários, as autarquias e todas as associações do setor do turismo, pelo trabalho incansável na melhoria da qualidade de oferta. É um esforço de todos, que está a dar frutos” – Raul Almeida, presidente do TCP.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780