Verão / Atividades com crianças: Propostas do Turismo Centro de Portugal (TPC)

1631
Passadiços de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O melhor do mundo são as crianças, já o dizia Fernando Pessoa nos seus poemas. Todas merecem ser felizes. São o nosso futuro e a nossa alma, e quando sorriem… nós sorrimos! Na maior e mais diversa região turística nacional, une-se o melhor do património histórico e natural da região para oferecer momentos de aprendizagem, contacto com a natureza e muita diversão. Descubra o Centro de Portugal como se fosse a primeira vez e passe momentos inesquecíveis em família!

Conheça aqui as melhores atividades para fazer com crianças no território do polo “Ria de Aveiro” que são destacadas no site da TCP.

• ÁGUEDA

// Baloiço Barriga de Mulher

// Museu Nacional Ferroviário – Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga Encontra-se situado na estação do Ramal de Sernada a Aveiro (do Vale do Vouga) ocupando antigas instalações da estação, adaptadas para o funcionamento do museu. Na sua exposição pode ser observado o espólio das companhias ferroviárias Nacional e do Vale do Vouga.

• ALBERGARIA-A-VELHA

// Pateira de Frossos • zona palustre de antigos arrozais em que as suas condições naturais permitiram a fixação de espécies diversificadas, merecendo destaque uma vasta colónia de cegonhas.

• ANADIA

// Baloiço Maria Gomes

// Museu das Duas Rodas

// Parque das Termas da Curia

• AVEIRO

// Marina da Noeirinha

// Quinta Pedagógica de Aveiro

// Parque Infante D. Pedro Jardim público o Parque que liga a noroeste à Baixa de Santo António, através de uma ponte pedonal em ferro, e a sudeste ao Parque dos Amores ou de Mário Duarte, formando um só pulmão verde da cidade.

// Baloiço “Olhar com alma, sentir com o coração”

// Passadiços de Aveiro

// Baloiço da Pateira do Carregal

// Oficina do Doce Na oficina é possível conhecer a envolvente histórica dos Ovos Moles observando ao vivo o seu fabrico e de outros doces conventuais da região. É também possível participar em vários workshops quer para particulares como para grupos.

// Ecomuseu Marinha da Troncalhada É possível observar os métodos de produção artesanal do sal, explora a paisagem, fauna e flora características, bem como mantém vivas as vivências e tradições ligadas a esta atividade secular.

// Fábrica da Ciência Viva – Centro de ciência viva de Aveiro É um espaço que promove a cultura científica e tecnológica com exposições interativas, espaços laboratoriais, makerspace e shows de ciência. Anualmente existe uma programação diversificada.

// Lugar dos Afetos No Lugar dos afetos o espaço foi construído com várias casas temáticas, caminhos, jardins e recantos únicos. O Parque das Emoções é um parque de jogos de tabuleiro para todas as idades.

// Passeios em Barco Moliceiro • Tendo em conta a oferta diversificada das embarcações tradicionais existem vários os operadores turísticos que dispõem de programas de passeios de barco. Sugere-se a procura de empresas de animação marítimo-turísticas em https://www.turismodocentro.pt

• ESTARREJA

// BioRia Espaço de valorização do ecossistema natural da aérea com um Pólo de dinamização de inúmeras atividades de sensibilização ambiental.

ÍLHAVO

// Farol da Barra *Fechado temporariamente*

// Reserva Natural das Dunas de São Jacinto A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 960ha, dos quais 210ha correspondem à área marítima. A abertura artificial do canal da Barra, no início do século XIX, veio permitir que novamente a água salgada do mar se misturasse à água doce dos rios. É a origem da Ria de Aveiro.

// Navio-Museu Santo André (Encerrado temporariamente) O navio que serve agora de museu fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto do bacalhau e honrar a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de atividade. É possível observar o navio por dentro, desde à casa das máquinas ao ponto de comando.

// Museu Marítimo de Ílhavo Museu dedicado às comunidades costeiras com testemunhos da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. Destaca-se o Aquário dos Bacalhaus e as demonstrações da pesca do mesmo.

• MURTOSA

// Passadiços da Praia da Torreira

// Baloiço do Cais da Cambreia dos Cardosos

• OLIVEIRA DO BAIRRO

// Radiolândia – Museu do Rádio (Encerrado temporariamente) Museu dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto dos visitantes.

// Museu de Etnomúsica da Bairrada O museu estuda e preserva o património cultural, produzido na área da música e alberga coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos, Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis e entre outros.

• OVAR

// Passadiço da Barrinha de Esmoriz

// Parque Ambiental do Buçaquinho Espaço ao ar livre para atividades de lazer, numa área de pinhal com seis lagoas, conta ainda com uma cafetaria, parque infantil, jardim de plantas aromáticas, Centro de Educação Ambiental e muitas outras infraestruturas. No verão é possível desfrutar de concertos.

// Museu Escolar Oliveira Lopes O museu pretende salvaguardar e divulgar o legado das Escolas Primárias Oliveira Lopes e dos seus beneméritos, bem como a investigação e o estudo da evolução história do sistema educativo em Portugal.

• SEVER DO VOUGA

// Passadiços do Gresso

• VAGOS

// Museu do Brincar O museu dedica-se à recolha de brinquedos e outros objetos ligados à infância. Os visitantes podem brincar e interagir no espaço, bem como participar em ateliers, jogos medievais e tradicionais e/ou exposições.

Continuar para ler artigo completo no site da TCP.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.