“Vamos mesmo investir no Rossio” – Ribau Esteves

2726
Postais em defesa do jardim do Rossio.
Dreamweb 728×90 – Video I

O presidente da Câmara de Aveiro garantiu, esta quarta-feira à noite, na Assembleia Municipal, que a intervenção no jardim do Rossio, junto ao canal central, é para avançar.

Ribau Esteves continuou sem adiantar, contudo, novidades sobre o andamento do estudo prévio, que motivou ao longo das últimas semanas prospeções arqueológicas, entretanto suspensas, uma avaliação de tráfego, e um estudo geológico, este último para avaliar a possibilidade de instalar uma cave de estacionamento.

“Vamos mesmo investir no Rossio, existem problemas gravíssimos”, afirmou o edil relatando o caso recente de um restaurante que ficou inundado de esgoto “por mau funcionamento da estação elevatória” que serve a zona da Beira Mar.

“É preciso resolver estes problemas, só o estudo prévio da estação elevatória é uma coisa brutal. Está no sítio errado, tem 30 anos, com incapacidades várias. É pô-la para o lixo, não é só mudar de sítio. Precisamos de resolver o que temos hoje”, disse o edil em resposta a uma questão do vogal do PS Francisco Picado.

“O investimento no Rossio que vamos fazer é fundamental para, em primeiro lugar, resolver problemas infraestruturais graves, mantendo e aumentando a qualidade dos espaços verdes, das árvores, dos passeios, etc. É isto, vai ser mesmo feito, com parte do dinheiro que está no saldo, no orçamento, é para aqui que estamos a trabalhar com toda a determinação e seriedade”.

‘Juntos pelo Rossio’ entrega postais de boas festas na Câmara

Ativistas do movimentos informal ‘Juntos pelo Rossio’, que tem contestado a proposta escolhida para requalificar o jardim, prevendo um parque de estacionamento subterrâneo, entregou nos Paços de Concelho postais de Boas Festas endereçados ao presidente da Câmara em mais uma ação de sensibilização da opinião pública em defesa da manutenção daquele espaço verde que a edilidade deseja transformar numa praça. Estava previsto imprimir e assinar cerca de seis dezenas de exemplares. Os desenhos são da autoria de artistas locais (Maria João Arnaud, Sara Bandarra e Sónia Machado).

O ‘Juntos pelo Rossio’ tem reclamado mais informação municipal sobre projeto que se encontra em fase de elaboração do estudo prévio, nomeadamente o resultado dos inquéritos de avaliação que estão previsto no programa de regeneração urbana PEDUCA, o estudo de tráfego, informação sobre os estudos arqueológicos e um conjunto de questões colocadas face à paragem dos mesmos.

Artigo relacionado

Câmara de Aveiro vai reagir a suspensão de prospeções no Rossio “oportunamente”

Comercio 780