Vale de Cambra: Pontemieiro prepara ‘Condomínio Aldeia’

704
Aldeia de Pontemieiro, Vale de Cambra.

A Câmara de Vale de Cambra está a colaboração na implementação de um ‘Condomínio Aldeia’ na aldeia de Pontemieiro, freguesia de Junqueira, no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Ambiental que tem como “objetivo primordial de transformar a paisagem tornando-a mais organizada e resiliente aos incêndios florestais.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O ‘Condomínio Aldeia’ é uma medida apoiada pelo Estado para “garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território”, o que é feito “através da reconversão, na envolvente das habitações, de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais)” para outros usos, passando a ser “geridos estrategicamente, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade.”

O ‘Condomínio Aldeia de Pontemieiro’, que tem o apoio da Associação dos Amigos da Pontemieiro, permitirá a melhoria de acessibilidades, trabalhos de reflorestação com novas espécies de árvores, substituindo eucaliptos, e criação de pontos de abastecimento de água para combate a incêndios. “Tudo em benefício da paisagem, onde foi também requalificado um caminho florestal com uma escadaria em pedra que dá acesso ao curso de água”, explica a autarquia valecambrense.

Na aldeia da Pontemieiro, pretende-se, ainda, proceder a trabalhos de recuperação dos territórios agrícolas ou agroflorestais que estão abandonados, bem como adotar “outros usos e atividades.”

Além de recuperação de caminhos e da ponte pedonal, serão feitos melhoramentos dos canais de rega e drenagem, assim como reabilitado um tanque de água. Far-se-á, igualmente, “o controlo de espécies exóticas invasoras, designadamente da acácia e a implementação de métodos alternativos à queima de sobrantes agrícolas e florestais, através da implementação de projeto de vermicompostagem.”

Outras medidas

» Construção de rede viária florestal de acesso alternativo à área edificada, com um único ponto de acesso viário sem saída, e a instalação de bocas de incêndio que assegurem o fornecimento de água em situação de incêndio rural;

» Formação da comunidade para a gestão do fogo. Esta formação permitirá promover junto da população mecanismos cooperativos ou de apoio na utilização de maquinaria, rebanhos ou realização de culturas ou ocupações do solo que beneficiem toda a comunidade.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.