“Vagueira-Bairro Digital” aprovado

806
Praia da Vagueira, Vagos.

O presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, marcou presença na Sessão de Apresentação de resultados da medida PRR “Bairros Comerciais Digitais”, que se realizou no passado dia 6 de setembro de 2023, no Palácio da Bolsa, no Porto.
 
A candidatura apresentada pelo Município de Vagos em parceria com o NEVA (Núcleo Empresarial de Vagos), designada por “Vagueira-Bairro Digital”, que terá impacto na digitalização de cerca de 67 estabelecimentos comerciais e de serviços da Praia da Vagueira, conta com um incentivo financeiro de 617 750,02€, resultado da aprovação da candidatura submetida pelo município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Aviso N.º 12/C16-i02/2023.  
 
Num universo de 131 candidaturas admitidas a nível nacional, 65 foram consideradas elegíveis com dotação disponível, sendo que a candidatura apresentada pelo Município de Vagos obteve a 2ª melhor classificação do distrito e a 10ª melhor pontuação global, no entanto, após aplicados os critérios de distribuição territorial, ficou seriada em 25º lugar.  
 
O objetivo geral do projeto é fomentar o desenvolvimento dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, através da digitalização dos operadores económicos presentes na área de intervenção e dos seus modelos de negócio, alavancando o crescimento económico local com a realização de investimentos em tecnologia e no respeito aos princípios da sustentabilidade e inclusão.
 
Com a implementação do projeto “Vagueira-Bairro Digital”, o comércio de rua enquanto polo comercial de proximidade, sairá privilegiado, trazendo benefícios para residentes e visitantes, uma vez que aproxima o comércio das tendências do consumidor que é cada vez mais “exigente, informado, ecológico e tecnológico”.
 
A implementação do Bairro Comercial Digital numa das zonas mais turísticas do concelho pretende estimular o comércio da região, dinamizando a oferta e valorizando esta área em todas as suas vertentes. Tem ainda um elevado potencial para contrariar os efeitos negativos decorrentes da sazonalidade, esperando-se uma positiva evolução dos negócios aqui instalados.

O desenvolvimento do presente projeto é, assim, um passo adicional de extrema importância para potenciar a transição digital na área mais turística do concelho de Vagos, permitindo que o mesmo tenha de futuro uma maior abrangência territorial, conferindo um caráter de replicabilidade por outros agentes económicos.

Câmara de Vagos

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.