Vagos aposta na eficiência energética

873
Apresentação de estudo sobre eficiência energética (foto da Câmara de Vagos).

No dia 4 de maio, o Espaço Museológico da Praia da Vagueira, recebeu a apresentação do estudo de caso de Vagos enquanto Smart City. A referida apresentação foi realizada pela empresa Globaltronic, com a qual o Município mantém diversos projetos e parcerias na área das Smart Cities.

Este encontro decorreu no âmbito da receção por parte da Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro – de uma comitiva de cerca de 30 pessoas, congregando entidades da Europa e Brasil ligadas a esta temática que visitaram o ecossistema de inovação da Região de Aveiro, tendo marcado presença, por exemplo, representantes das cidades de Amsterdão, Dublin, Maceió, Curitiba e também o Smart Region Officer da Fladres (Bélgica) e o gestor do cluster Smart Cities da Agência de Inovação da Baviera (Alemanha).

Na apresentação do caso de Vagos, Luís Duarte, administrador da Globaltronic, deu conta que “o sistema de telegestão da iluminação pública instalado no concelho de Vagos em 2021 já fez com que a fatura da luz fosse reduzida entre 20 a 25 por cento”. Acrescentou ainda que “as luminárias que foram instaladas revelam-se desde já benéficas, mas que subsiste o objetivo de ir buscar uma maior redução nos consumos energéticos.”

Já o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, revelou que este sistema faz toda a gestão, através da programação dos perfis horários, durante o seu funcionamento, tendo em conta a quantidade de pessoas que por ele circulam”. O edil vaguense destacou ainda “as múltiplas potencialidades do sistema, nomeadamente a possibilidade de o próprio cidadão poder, inclusivamente, com ele ter interação”, reforçando a importância quer “ao nível da poupança de energia, quer ao nível da qualidade de vida dos cidadãos”.

De notar ao nível do enquadramento que as Smart Cities são cidades que investem na tecnologia, para que o seu uso e de outros serviços sejam feitos de forma sustentável, para o bem dos cidadãos e do planeta, enfatizando a sustentabilidade e a poupança de recursos energéticos como sendo de vital importância no presente, contribuindo para assegurar, de igual forma, o futuro.

Câmara de Vagos

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.