Vagos: Apoio extraordinário de 10.000 euros para ajudar Arte Xávega

554
Câmara de Vagos atribui apoio à Arte Xávega.

As duas ‘companhas’ de arte xávega em atividade nas praias do concelho de Vagos receberam, recentement,e apoios municipais no valor total de 10.000 euros, divididos em partes iguais, informa a Câmara local.

A medida enquadra-se “num protocolo de apoio financeiro extraordinário” celebrado entre o município e as companhas que exercem a atividade nas praias da Vagueira e do Areão.

Ajuda tem como base “duas premissas fundamentais”. Por um lado, “compensar as perdas advindas da crise pandémica de Covid-19” e, por outro, levar em conta as “consequências da deposição de areias no reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova.”

Um incentivo que a edilidade assume ser necessário “para a manutenção e valorização da arte vávega”, atividade piscatória tradicional “que assume um importante papel cultural e turístico no concelho de Vagos”, bem como para “dar condições às pessoas que fazem desta prática também o seu modo de vida”.

No âmbito deste acordo, está também contemplada a possibilidade de ser concedida uma verba anual adicional de até 2500 euros, mediante a apresentação de candidatura, às companhas que pretendam realizar outros projetos ou eventos relacionados com a arte xávega.

A Câmara de Vagos diz que “continua a reforçar os apoios aos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 e a contribuir para que esta emblemática prática da arte vávega que é peça identitária do concelho de Vagos, possa continuar a ter condições para ser exercida em pleno pelos pescadores de cada uma das companhas que exercem tanto na Vagueira, como no Areão.”

O protocolo com a pesca da Arte Xávega foi assinado em outubro de 2020, sendo válido até 2024.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.