Vagos: Apoio extraordinário de 10.000 euros para ajudar Arte Xávega

1173
Câmara de Vagos atribui apoio à Arte Xávega.
Dreamweb 728×90 – Video I

As duas ‘companhas’ de arte xávega em atividade nas praias do concelho de Vagos receberam, recentement,e apoios municipais no valor total de 10.000 euros, divididos em partes iguais, informa a Câmara local.

A medida enquadra-se “num protocolo de apoio financeiro extraordinário” celebrado entre o município e as companhas que exercem a atividade nas praias da Vagueira e do Areão.

Ajuda tem como base “duas premissas fundamentais”. Por um lado, “compensar as perdas advindas da crise pandémica de Covid-19” e, por outro, levar em conta as “consequências da deposição de areias no reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova.”

Um incentivo que a edilidade assume ser necessário “para a manutenção e valorização da arte vávega”, atividade piscatória tradicional “que assume um importante papel cultural e turístico no concelho de Vagos”, bem como para “dar condições às pessoas que fazem desta prática também o seu modo de vida”.

No âmbito deste acordo, está também contemplada a possibilidade de ser concedida uma verba anual adicional de até 2500 euros, mediante a apresentação de candidatura, às companhas que pretendam realizar outros projetos ou eventos relacionados com a arte xávega.

A Câmara de Vagos diz que “continua a reforçar os apoios aos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 e a contribuir para que esta emblemática prática da arte vávega que é peça identitária do concelho de Vagos, possa continuar a ter condições para ser exercida em pleno pelos pescadores de cada uma das companhas que exercem tanto na Vagueira, como no Areão.”

O protocolo com a pesca da Arte Xávega foi assinado em outubro de 2020, sendo válido até 2024.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.