Universidade de Aveiro: Um campus com assinatura da ‘nata’ da arquitetura portuguesa

6856
Campus da Universidade de Aveiro (foto partilhada pela Universidade de Aveiro).
Comercio 780

Imóveis projetados pelos dois únicos arquitetos portugueses galardoados com o “Pritzer” – Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura – podem ser apreciados no campo da Universidade de Aveiro, juntamente com construções concebidas também por arquitetos de renome, como Alcino Soutinho, Gonçalo Byrne, João Carrilho da Graça e outros. Um outro arquiteto de reconhecido nome – Nuno Portas – coordenou o plano que esteve na base de todo o campo universitário.

Por Manuel Cardoso Ferreira (texto e fotos) *

No presente roteiro vamos conhecer alguns desses imóveis e dos arquitetos que os projetaram, começando pelo Centro de informação Tecnológica- Biblioteca, um dos dois projetos de Álvaro Siza Vieira construídos no campus de Santiago.

UA – Biblioteca.

Tal como a grande maioria dos edifícios da Universidade de Aveiro (UA), também o da Biblioteca é uma construção isolada, o que permite apreciar o exterior de todas as suas fachadas, incluindo a principal, virada para a praça onde se inicia a alameda. A aplicação de tijolo vermelho e de betão é um fator identitário de quase todos os edifícios universitários, de que o da Biblioteca não é exceção.

A Biblioteca, nomeadamente as exposições temporárias da Galeria Hélène de Beauvoir, que se encontra junto à entrada principal, é acessível ao cidadão não universitário.

Saindo da Biblioteca, atravessa-se a passagem aérea que conduz à praça fronteira à Zona Técnica Central, Serviço de Ação Social, Refeitório, conjunto da autoria do gabinete Rebello de Andrade & Espírito Santo. Aqui, pode-se optar por descer às “catacumbas” espaço ocupado por diversas valências, entre as quais a livraria universitária, ou prosseguir o percurso pela alameda, ladeada por imóveis que acolhem alguns Departamentos (em outras universidades: Faculdades). No início desta larga e arborizada artéria ergue-se, do lado esquerdo, o edifício da Reitoria, e, do lado direito, o Departamento de Matemática. O primeiro, foi projetado por Gonçalo Byrne, enquanto este teve projeto de José Maria Lopo Prata, que também projetou o edifício dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, localizado na parte traseira do departamento de Matemática. Toda a Galeria que cobre os passeios pedonais e se estende pelos dois lados da alameda foi idealizada por Ana Reboredo e Joaquim Oliveira.

Prosseguindo pela alameda, erguem-se, do lado direito, os departamentos de Ciências Sociais, Politicas e do Território (da autoria de José Maria Lopo Prata), de Engenharia Mecânica (Adalberto Dias), de Engenharia Civil (Joaquim Oliveira), de Geociências (Eduardo Souto Moura), o Complexo de Ciências da Comunicação e Imagem, imóvel anexo ao Departamento de Comunicação e Arte (Jorge Kol de Carvalho) e ao Laboratório Central de Análises (Fernando Gomes da Silva), conjunto que fecha esta ala.

A seguir à Reitoria, encontram-se o Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (Pedro Ramalho e Luís Ramalho), o Complexo Interdisciplinar de Ciências Físicas Aplicadas à Nanotecnologia e à Oceanografia (Joaquim Morais Oliveira), o Departamento de Física (Alfredo Matos Ferreira), o Complexo de Laboratório e Tecnologia (J. Rebello de Andrade e Luís Fernandes), o Departamento de Química (Alcino Soutinho), o Complexo Pedagógico (Victor Figueiredo) e, no final, o Depósito da Água (Álvaro Siza Vieira).

Campus do Crasto

Passando o depósito da água, vira-se à direita e, alguns metros adiante, cruza-se a rua, para se avançar pela Ponte Pedonal sobre o Esteiro de S. Pedro e que faz a ligação do campus de Santiago com o campus do Crasto, estrutura metálica projetada por João Carrilho da Graça.
Cruzada a ponte, segue-se pela esquerda, passando ao lado do Complexo de Refeitórios do Crasto, com projeto de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus. Praticamente no final deste imóvel, vira-se à direita, passado entre a Casa do Estudante (João Almeida e Victor Carvalho) e a Escola Superior de Saúde (Paulo Cirne e Bruno Dray). Depois de um amplo espaço, ergue-se a Residência de Estudantes (Adalberto Dias).

De regresso ao Campus de Santiago

O itinerário retorna à ponte pedonal e ao campus de Santiago. Aqui, passa-se ao lado do Depósito da Água e do Complexo Pedagógico, até chegar ao Pavilhão Desportivo Prof. Dr. Aristides Hall, concebido por João Almeida e Victor Carvalho. O percurso prossegue junto ao parque de estacionamento automóvel, ladeado pelo espaço da Creche e Jardim de Infância (José Maria Lopo Prata), do edifício do Restaurante Universitário e Snack-bar (José Maria Lopo Prata) e, no final, pelas Residências de Estudantes (Adalberto Dias).

No final, vira-se para a esquerda, até junto à Reitoria, onde se vira à direita, passando a praça sobre o parque de estacionamento subterrâneo no topo da qual fica o anfiteatro ao ar livre. Aqui, vira-se à direita, e contorna-se o Departamento de Educação e Psicologia, Mediateca e UA Coopera (Rebello de Andrade & Espírito Santo, José Maria Lopo Prata) ao qual se seguem o Departamento de Ambiente e Ordenamento (Firmino Alberto Trabulo), o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (Rebello de Andrade & Espírito Santo), o Departamento de Biologia (José Carlos Loureiro) e o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (Alcino Soutinho).

UA – Conjunto onde teve início o Campus de Santiago.

Depois de passar por uma área arborizada e um tanque de água, chega-se aos edifícios iniciais do Campus de Santiago, ambos da autoria de Firmino Alberto Trabulo). No primeiro estão agora instaladas estruturas como: CESAM, CICERO, TEMA, Instituto Confúcio e Galeria dos Antigos Reitores. No segundo, por detrás deste, está o Departamento de Línguas e Culturas. Ainda nesta área inicial do campus, está o primeiro imóvel (Vértice), ocupado atualmente por estruturas como a UNAVE, UNIFOC e CIAP. Por detrás deste, ergue-se a pequena torre do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (Firmino Alberto Trabulo). No final, do lado direito, fica a Residência de Docentes, Funcionários e Estudantes de Pós-graduação (António José Matias).

UA – IDAD.

O percurso retrocede até ao Departamento de Línguas e Culturas, para avançar pela rua entre o tanque de água e a ETAR. Do lado esquerdo vão surgindo as traseiras dos edifícios ladeados na primeira passagem, enquanto do lado direito surge, quase subterrado, o imóvel de Comunicações Óticas, Comunicações Rádio e Robótica (Joaquim Morais Oliveira), ao qual se seguem o Instituto de Telecomunicações (José Maria Lopo Prata), o Departamento de Biologia e o Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro.
Após este, o itinerário segue pela ponte pedonal que conduz ao espaço fronteiro da Biblioteca, local de início e termo deste roteiro.

Clique para descarregar ou consultar o mapa do campus da Universidade de Aveiro.

Mapa.

Alguns números:

  • Existem 65 edifícios construídos no campus;
  • A área do campus é equivalente a 92 campos de futebol;
  • Existem 15 blocos de residências situadas no campus;
  • O campus tem 2 bibliotecas com 250000 títulos disponíveis.

Continuar para mais informações.

* https://www.facebook.com/manuel.cardosoferreira.5

Artigos relacionados

Novo percurso pela Universidade tem vista para a Ria de Aveiro

Doutoramentos Honoris Causa homenageiam mestres da arquitetura portuguesa

“100 Roteiros pela Região de Aveiro”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.