Universidade de Aveiro lança concurso para promover empreendedorismo da Região

1141
Parque Ciência e Inovação, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Universidade de Aveiro (UA) vai lançar o concurso ‘Empreende@Indústria’, que tem como propósito “fomentar o empreendedorismo e a inovação, valorizando os projetos que melhor respondam às necessidades das empresas.”

A iniciativa será dinamizada através da UACoopera – Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade, sendo destinada empreendedores da Região de Aveiro e a docentes, investigadores, bolseiros e estudantes de doutoramento da academia.

O concurso ‘Empreende@Indústria’ é uma das ações a promover no âmbito do projeto ‘INOV@IERA – Inovação no apoio ao empreendedorismo na Região de Aveiro’, cofinanciado pelo CENTRO 2020 e PORTUGAL 2020, através do Fundo Social Europeu.

A ação tem como objetivo “promover o espírito empreendedor nos 11 municípios que integram o âmbito territorial coberto pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), contribuindo para o desenvolvimento de soluções com efetiva aplicabilidade industrial e para o estabelecimento de sinergias entre empresas já estabelecidas e empresas recém-criadas.”

A proposta de regulamento do concurso já esteve em consulta pública, estabelecendo os termos e as condições da participação concurso.

Objetivos do concurso

» Estimular uma cultura empreendedora e inovadora na Região de Aveiro;
» Aliar o empreendedorismo à inovação, apostando no desenvolvimento de soluções com aplicabilidade industrial, que promovam a maximização de resultados e minimização do risco de implementação no mercado;
» Fomentar as sinergias entre empresas já estabelecidas e empresas recém-criadas;
» Fomentar o empreendedorismo feminino.

Soluções e ou ideias a submeter “devem ser inovadoras”

São admitidos ao concurso pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa até um máximo de cinco elementos. Podem ainda candidatar-se promotores de ideias de negócio dos diferentes polos da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA)

As soluções e ou ideias a submeter “devem ser inovadoras e responder a um desafio concreto ap.resentado por uma empresa, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização económica da Região de Aveiro” (desenvolvimento de um novo produto, serviço ou processo produtivo; uma nova aplicação de um produto e ou serviço existente ou uma melhoria de produto, serviço ou processo produtivo).

Cada um dos prémios a atribuir é constituído pelo valor monetário de 4.000,00 euros. Para além do valor monetário a atribuir a cada uma das cinco equipas vencedoras, é ainda atribuído um mentor, com o objetivo de orientar e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir, no decorrer do processo de desenvolvimento e materialização da solução.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.