
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULS EDV) assinalou o seu sétimo aniversário com a assinatura de novos protocolos de cooperação.
A UHD passa a colaborar com mais nove Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da zona de atuação, mais concretamente dos concelhos de Ovar e Santa Maria da Feira, “que permitirão alargar o acesso” aos cuidados hospitalares por parte dos respetivos utentes, “sempre que reunidas as condições”.
Fernando Pereira, membro da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), esteve presenta no ato comemorativo, felicitado a ULS EDV pelo “seu pioneirismo, ao ter sido uma das primeiras a avançar em Portugal” com este modelo de cuidados, destacando “os excelentes indicadores de atividade que a colocam como referência nacional nesta área”.
Plenamente integrado no SNS, a UHD permite prestar cuidados hospitalares no domicílio com o mesmo rigor assistencial do internamento convencional, “proporcionando ganhos significativos”, refere a ULD EDV, dando como exemplos “a redução de infeções associadas aos cuidados de saúde, maior satisfação de doentes e famílias, uso mais eficiente dos recursos e recuperações mais rápidas e seguras”.
Criada em 2018, a UHD da ULS EDV “consolidou-se como referência no internamento domiciliário, tendo já tratado 2.334 doentes”.
Desde 2021, a ULS EDV tem vindo a reforçar a colaboração com as ERPI da sua área de influência, contando atualmente com sete protocolos ativos, aos quais se juntam agora mais nove, através dos quais já 66 doentes foram tratados, “com resultados clínicos muito positivos e elevados níveis de satisfação por parte dos doentes, famílias e instituições.”
O alargamento desta rede de cooperação permite uma articulação mais próxima entre equipas e garante o acesso a cuidados hospitalares diferenciados a um número crescente de utentes institucionalizados — fator determinante para a qualidade da resposta e o reforço da confiança entre parceiros.
“Com esta expansão, a ULS Entre Douro e Vouga reafirma o seu compromisso com a proximidade, a inovação e a humanização dos cuidados, mantendo o doente e o seu bem-estar no centro da sua missão”, conclui o comunicado.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






