Uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade

708
Museu de Aveiro.
Comercio 780

Há algumas décadas que os museus desempenham um papel importante no contexto das sociedades contemporâneas, assumindo várias funções sociais e comunitárias que vão além da sua tradicional missão de colecionar, conservar, comunicar e expor, proporcionando aos visitantes as capacidades de criar e compartilhar.

Por David Felismino *

18 de maio – Dia Internacional dos Museus – é celebrado desde 1977, um pouco por todo o mundo, por iniciativa do ICOM, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O tema deste ano, “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, coloca, em boa hora, a tónica em dois temas complementares e fundamentais no presente e no futuro: a sustentabilidade social, económica e ambiental, e o bem-estar individual e social. Estes desafios estão em linha com a nova definição de Museu, aprovada pelo ICOM em 2022, que coloca, no centro da missão dos museus, conceitos fundamentais como a inclusão, a sustentabilidade, a acessibilidade e a diversidade, a participação e a ética.

Há algumas décadas que os museus desempenham um papel importante no contexto das sociedades contemporâneas, assumindo várias funções sociais e comunitárias que vão além da sua tradicional missão de colecionar, conservar, comunicar e expor, proporcionando aos visitantes as capacidades de criar e compartilhar. Permeáveis às realidades que os rodeiam, agentes de mudança e de progresso, devem ser promotores de sustentabilidade económica e social. Devem contribuir, com impactos relevantes no futuro, para uma sociedade melhor e mais equilibrada, assente em valores de equidade e justiça social: apoiando a ação climática, promovendo a inclusão, combatendo o preconceito, o isolamento social e potenciando a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades. Os desafios colocados pela exigência desta postura mais atenta e proativa são inúmeros, nomeadamente a diversificação dos públicos, a abertura às comunidades, o compromisso com a inclusão, a democratização e o pluralismo das narrativas, a partilha da autoridade do conhecimento, a ampliação e variedade programática física e digital, a permeabilidade à contemporaneidade, o compromisso e ativismo sociopolíticos, a descolonização das suas coleções e discursos, entre outros. Estas questões estruturantes exigem aos museus, sem alterar as suas funções basilares, uma alteração de postura e posicionamento no sentido da sua transformação em espaços dinâmicos e empáticos, de encontro, de inclusão, de partilha, de diálogo e de pensamento crítico. Obrigam ainda ao domínio de novas linguagens, ferramentas e metodologias e, por conseguinte, a uma disponibilidade de recursos humanos, financeiros e logísticos suficientes e adequados para o cumprimento deste papel expandido. Esta ambicionada relevância só é, e só será, possível com a metamorfose dos museus em ecossistemas culturais poliformes e abrangentes, que trabalhem em rede e se apoiem em estratégias de cooperação, colaboração e parceria com outras entidades públicas e privadas, associações locais, movimentos e grupos emanados da sociedade civil. A sustentabilidade destas estratégias depende e dependerá do aumento dos investimentos públicos e privados, em articulação com modelos de gestão mais flexíveis e autónomos.

Os profissionais de museus são protagonistas e motores fundamentais destes processos de construção de instituições mais sustentáveis e inclusivas. Importa criar políticas efetivas de formação, recrutamento, valorização das carreiras, promovendo condições de trabalho aliciantes para a necessária ampliação e renovação geracional dos seus quadros técnicos. As pressões e a urgência dos desafios hoje colocados justificam ainda o reforço dos museus que se encontram em situação de fragilidade para o bom desempenho das suas funções básicas e essenciais, e que se não virem todos os problemas apontados encarados dificilmente poderão desempenhar outras funções igualmente relevantes no presente e no futuro. Este Dia Internacional dos Museus lembra-nos o quão desafiante pode e deve ser o futuro dos museus nas próximas décadas. Importa assumirmo-nos definitivamente como territórios de potencialidades em termos de desenvolvimento, de criação e inovação, de transformação da sociedade, de promoção do conhecimento, de coesão e bem-estar social, bem como de crescimento económico. Seja, pois, o tempo de sermos empáticos, proativos, conscientes, democráticos, inclusivos, questionadores, inspiradores e provocadores!

* Presidente do ICOM Portugal. O ICOM é a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial, do presente e do futuro, tangível e intangíveis.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.