UA na “Formula Student Portugal”

644
“Formula Student Portugal”.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Universidade de Aveiro (UA) participou na primeira edição da Competição Internacional “Formula Student Portugal” com um veículo a combustão e uma equipa, a “Engenius UA Formula Student”, constituída por alunos e professores de vários departamentos da UA, obtendo um sexto lugar na classificação final. A competição decorreu de 31 de julho e 6 de agosto, no Kartódromo de Castelo Branco.

O ano de 2023 marcou a participação da “Engenius UA Formula Student” na sua primeira Classe 1, a principal categoria desta competição, em que se apresenta um protótipo físico, justamente na Formula Student Portugal (FSPT). A equipa apresentou um veículo desenvolvido por estudantes de diversos cursos, sendo, assim, o primeiro carro não só para este grupo, mas também para a UA. O desenvolvimento deste protótipo físico representa “um momento histórico” para a equipa.

Apesar da “Engenius UA Formula Student” ter sido estreante na Classe1, terminou a prova em 6º lugar geral (entre 22 equipas) e conquistou o 3º lugar na apresentação do plano de negócios.

Esta equipa da UA já tinha participado diversas vezes nesta competição a nível internacional, mas na modalidade Classe 2 (eventos estáticos), em que as equipas apenas apresentam protótipos teóricos que consistem no desenvolvimento computacional do carro, desde a modelação 3D das partes necessárias, até à sua assemblagem. A equipa da UA conquistou o 1º lugar geral nesta classe, na Formula Student United Kingdom.

A “Formula Student” é a maior competição de engenharia a nível académico no mundo, com eventos dentro e fora da Europa, como Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, República Checa, Hungria, EUA, Índia, entre outros. Nestas competições os estudantes têm a possibilidade de projetar, construir, experimentar e desenvolver conhecimento prático de diversas áreas disciplinares.

A equipa “Engenius UA Formula Student”, criada por estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em 2006, tem-se focado no projeto de veículos, procurando desafiar os estudantes para o desenvolvimento de protótipos tanto teóricos como físicos de carros de Fórmula, com o intuito de participar em competições a nível nacional e internacional.

Apesar de ter sido um projeto do DEM, conta atualmente com a colaboração de outros departamentos da Universidade (Comunicação e Arte, Eletrónica, Telecomunicações e Informática e Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), resultando, assim, numa iniciativa extracurricular e multidisciplinar.

Esta primeira edição da FSPT contou com a participação de 400 estudantes e 22 equipas de oito nacionalidades, que concorreram com 15 carros. O evento contou ainda com o trabalho de 100 membros do staff. A competição realizou-se no Kartódromo de Castelo Branco, como alternativa ao Autódromo do Estoril inicialmente planeado, que ficou inacessível nas datas previstas para o evento, de 31 de julho e 6 de agosto. A organização da competição contou com ex-membros de equipas portuguesas de Formula Student, com experiência de escrutínio ou júri de competições internacionais.

O evento foi uma experiência “extremamente enriquecedora para os 21 membros da UA que participaram nesta edição, tanto em termos de conhecimento técnico como no intercâmbio de ideias, seja com pares de outras equipas, juízes das diferentes provas ou até mesmo com a equipa responsável pelas inspeções técnicas dos vários protótipos”, afirmou José Paulino, da equipa.

A Engenius UA pretende agora alavancar o trabalho desenvolvido até ao momento e a experiência adquirida neste evento para participar em pelo menos uma competição internacional no decorrer do próximo ano letivo.

Universidade de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.