UA debate ameaças e oportunidades do património cultural costeiro e marítimo

2487
António Tedim - 1º prémio do Concurso de Fotografia “Olhos Sobre o Mar”.

“Gerir o património Cultural Costeiro e Marítimo: ameaças e oportunidades” é o mote do workshop agendado para 24 de setembro, no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (UA).

Uma oportunidade para discutir em formato participativo o estado atual do património cultural costeiro e marítimo que medidas devem ser implementadas para a sua gestão.

O workshop está integrado nas atividades do projeto PERICLES (PrEseRvingCultural Heritage and Landscapes in European Seas).

Participarão no evento decisores políticos locais, entidades de gestão do turismo, organizações não governamentais (ONG), movimentos cívicos, museus, associações ligadas à preservação e promoção do património cultural, associações comerciais e operadores turísticos.

“Pretende-se apresentar e discutir com estes stakeholders da região os resultados da primeira parte do trabalho no âmbito do projeto relativamente às ameaças e nível de risco a que o património cultural costeiro da região está exposto. Contudo, o objetivo do encontro é mais alargado, pretendendo-se criar um fórum de discussão participada entre os stakeholders sobre a questão da gestão do património cultural costeiro e marítimo”, refere a organização.

Projeto PERICLES

O projeto de investigação Europeu H2020 PERICLES é liderado pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e integra instituições de Portugal, Grécia, Reino Unido, França, Holanda, Estónia e Malta. A UA é a única instituição portuguesa que integra o consórcio e que é coordenado (na UA) por Cristina Pita, investigadora do Departamento de Ambiente e Ordenamento. A equipa envolve ainda colegas dos departamentos de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo e de Biologia.

Mais info em https://www.pericles-heritage.eu/about/https://www.noticiasdeaveiro.pt/publicidade/