Turismo Centro de Portugal espera mais visitas de espanhóis em 2023

1049
Ministro da Economia visita espaço do TCP na Fitur 2023.

“A marca Centro de Portugal encara a participação” na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que está a decorrer, “com redobrada responsabilidade”, afirmou o presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal (TCP).

Citado em comunicado, Pedro Machado destaca “a importância estratégica do turismo oriundo de Espanha”, que é o mercado estrangeiro “mais significativo” para o Centro do País, no qual se integra a parte do distrito de Aveiro.

Os espanhós garantem “mais de um milhão de dormidas” no Centro de Portugal segundo as últimas estatísticas oficiais, existindo boas expetativas de aumento.

De acordo com o presidente do TCP, os primeiros dias de FITUR já nos fizeram sentir, de forma clara, que 2023 vai ser um ano de crescimento muito positivo a este nível, em linha com a recuperação que já se fez sentir em 2022″.

Da presença na feira de Madrid, Pedro Machado destaca ainda “as reuniões bilaterais e multilaterais que realizamos com parceiros permitem aprofundar as relações e criar oportunidades para as empresas do setor”, pelo que a feira é considerada “absolutamente estratégica para o Centro de Portugal”.

A FITUR, virada para o público profissional, abriu portas a 18 de janeiro, decorrendo até ao próximo dia 22.

Um total de 8.500 participantes, de 131 países, estão presentes na feira, que dispõe de 755 expositores principais e 66.900 m2 de espaço expositivo.

» Nos primeiros dias de certame, a TCP participou com as regiões de turismo de Castela e Leão e Porto e Norte de Portugal num encontro no âmbito do Projeto Europeu POCTEP 2022-2027, que “pretende desenvolver o grande potencial do espaço geográfico Duero-Douro, tanto em termos turísticos como socioeconómicos.”

» O segundo momento colaborativo aconteceu no âmbito do Encontro “Biosphere Destination Community”, que junta os destinos da rede internacional Biosphere – aqueles que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas. O Centro Portugal tem como ambição tornar-se “a primeira região turística com o selo Biosphere”;

» A FITUR serviu para a apresentação da Estratégia Conjunta para a Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço entre Portugal e Espanha 2022-2023, tendo contado com a participação da Ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto Illera, e do Ministro da Economia e do Mar português, António Costa e Silva.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.