“Tudo o que faz parte da Feira de Março tem de continuar a ter um lugar na nossa vida” – Ribau Esteves

1414
Apresentação da Feira de Março 2022.
Dreamweb 728×90 – Video I

Apesar dos tempos sombrios que atravessamos, por força da pandemia, ainda que numa fase acentuada de regressão, e, agora, da trágica guerra provocada pela Rússia com a invasão da Ucrânia, é que com “um sentimento muito especial de alegria” que o presidente da Câmara de Aveiro vê o regresso da secular Feira de Março, de 25 de março a 25 de abril, retomando uma tradição que foi suspensa em 2019 devido ao Covid-19.

“Qual a pior das pandemias ? Seguramente a que os nossos amigos ucranianos estão a viver é muito pior. Uma guerra completamente absurda provocada por uma lógica de poder que pensávamos não poder ser usada na Europa em 2022. Pandemia, guerra, sabe-se lá que mais. É nesta vivência que temos de ter a capacidade de continuar colocar a vida como primeiro e principal dos elementos e o encontro das pessoas. A festa, a alegria, música, gastronomia, tudo o que faz parte da Feira de Março tem de continuar a ter um lugar na nossa vida, e por essa via sermos mais felizes para estarmos mais capacitados para os combates de uma qualquer pandemia ou de um louco que nos possa aparecer”, referiu Ribau Esteves na apresentação da edição de 2022.

O edil informou que se manterão “basicamente” os cuidados e regras de acordo com as recomendações normais da Direção-Geral de Saúde (DGS) já aplicados em outros eventos, como aconteceu aquando da nova Agrovouga, também no recinto municipal de feiras, em novembro último, como a disponibilidade de álcool gel e a obrigação do uso de máscara em espaços fechadas.

A autarquia assumiu, este ano, um esforço financeiro relevante, com a ‘injeção’ de cerca de 250 mil euros na organização da Feira de Março, para fazer face aos encargos, assim como ao desconto de 50% dado a expositores, restauração e diversões que tinham tudo pronto há dois anos para o certame e tiveram de desmobilizar à última da hora. O orçamento deste ano ronda 550 mil euros.

O reencontro ficará marcado por um reforço da presença das associações locais (mais de duas dezenas), incluindo na animação, e de espetáculos pirotécnicos, para apoiar um dos sectores mais afetados pela pandemia, por força da sucessiva anulação de eventos.

A organização dos espaço é semelhante a 2019. Os grandes espetáculos (11 ao todo, coincidentes com os únicos dias de ingressos pagos) continuarão a ter como palco uma tenda gigante.

Cerca de 240 empresas irão apresentar-se na Feira de Março de 2022 que contará com meia centena de divertimentos. Estima-se que possam passar pelo recinto 600 mil pessoas. A gestão do estacionamento disponível merecerá uma atenção especial.

Consultar mais informação sobre a Feira de Março de 2022 (programa de animação)

O objetivo traçado pela Câmara é retomar o crescimento da “qualidade” do evento, sendo que no que toca a “quantidade” de expositores e outras atrações será necessário esperar pela ampliação do recinto, a que está associada à construção de um pavilhão multiusos. A próxima fase será a abertura de concurso para a elaboração do projeto. A edilidade assume o investimento, procurando, nesta altura, também, comparticipações que possam ficar disponíveis para o efeito no novo quadro comunitário.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.