Troféu de Trail Terras de Águeda ambiciona ser referência nacional

693
Foto da CM de Águeda.
Comercio 780

Aumento do valor de prémios e mais duas categorias são as grandes novidades para a edição de 2023 do Troféu de Trail Terras de Águeda. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Águeda, na entrega dos prémios da edição deste ano.

Na cerimónia, que encheu o Salão Nobre, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou não só a competição propriamente dita, como as entidades envolvidas na sua organização (clubes, associações e Juntas de Freguesia) e os voluntários que se associaram na preparação de cada trail e no acompanhamento dado a cada prova ao longo do ano.

“Este troféu é interessante e desperta a competitividade saudável entre todos”, disse o Edil, destacando a colaboração entre as várias entidades unindo todo o concelho num mesmo propósito. “Quando conseguimos congregar tanta gente para o mesmo tipo de prática é sinal de que estamos bem”, declarou.

Para Jorge Almeida, este troféu contribuiu para a afirmação e notoriedade de Águeda, um Município que é apontado como exemplo e referência em muitas matérias, nomeadamente no ambiente e sustentabilidade, em que é colocado em lugares cimeiros de rankings nacionais e internacionais por entidades independentes e acreditadas.

“O nosso concelho tem grandes marcas, como o empreendedorismo, os chapéus e os eventos que realizamos, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal, e também na forma de estar no desporto e no desporto adaptado”, frisou, acrescentando que “este troféu permite levar o desporto a zonas mais recônditas do nosso concelho”.

Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou a organização exemplar, o envolvimento de voluntários e das diferentes Juntas de Freguesia, bem como o apoio da equipa de técnicos municipais, na promoção e dinamização deste troféu que agrega, de facto, todo o concelho em torno do desporto e da prática de atividade física.

“Estamos a falar de 560 quilómetros percorridos, 11 provas, envolvendo mais de 4500 participantes em prova, 11 associações, mais de 300 voluntários e mais de 6.000 euros em prémios. Mais do que números, estes valores indicam um trabalho intenso realizado ao longo de nove meses e demonstram a capacidade de cooperação entre as diferentes entidades na dinamização desportiva e na promoção do nosso território”, disse Edson Santos.

Isto porque, a par da competição propriamente dita, este troféu promove os vários trails que estão dispersos pelo concelho. “Este tipo de eventos, para além da competição, promove a nossa gastronomia, a simpatia das nossas gentes e a capacidade de organização; a imagem de Águeda é também o desporto”, salientou, acrescentando que esta é uma prova que irá continuar a crescer.

“Queremos ser referência em tudo o que fazemos, também no desporto”, disse Edson Santos, ambicionando que “este troféu seja uma referência a nível nacional”.

Continuando a aposta estratégica neste domínio, a Câmara de Águeda vai aumentar o valor de prémios para a competição do próximo ano, de 6 para 8 mil euros, e vai criar duas novas categorias: prémio equipa e prémio de escalão.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780