Três motivos para começar a fazer fisioterapia na terceira idade

596
Foto: RDNE Stock project | Pexels.

Envelhecer faz parte do ciclo da vida e é natural que com esta fase surjam mudanças, tais como alterações na postura e na mobilidade, tendo em conta que o envelhecimento afeta a massa muscular, a força, a densidade óssea, podendo afetar também as articulações, fazendo com que estas fiquem mais rígidas e menos flexíveis com o decorrer dos anos.

Pode ser muito complicado e desafiante ter de lidar com estas alterações que evidentemente têm impacto na independência e até autonomia de cada um, daí a necessidade de adotar hábitos como a atividade física diária, combinada com uma dieta alimentar equilibrada e saudável para promover a saúde dos músculos, dos ossos e das articulações.

Fisioterapia na terceira idade

A fisioterapia na terceira idade, comummente designada por fisioterapia geriátrica, é uma excelente ferramenta de auxílio durante o envelhecimento, promovendo o bem-estar e o aumento da qualidade de vida numa fase que, tal como já referido, traz consigo alguns aspetos menos agradáveis para a saúde.

A fisioterapia para idosos tem como principais funções a reabilitação muscular, preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, prevenir a ocorrência de quedas e de outros acidentes causados pelas limitações naturais da idade.

Assim, esta integra exercícios que fortalecem o corpo, melhoram a coordenação, o equilíbrio e inclusive diminuem algumas dores físicas. Mas os benefícios gerados pela fisioterapia na terceira idade não ficam por aqui.

Fique a conhecer três motivos que o farão interessar-se pela fisioterapia geriátrica.

Melhora o equilíbrio

Com o decorrer dos anos é normal sentir uma diminuição dos reflexos e do equilíbrio corporal, o que condiciona a segurança do idoso, já que a falta de equilíbrio representa algum perigo de quedas e de acidentes que podem causar lesões e fraturas graves, que nesta idade apresentarão uma recuperação mais lenta e dolorosa.

A fisioterapia pode ser uma excelente opção para melhorar o equilíbrio, garantindo simultaneamente a autonomia e a independência dos idosos, no sentido de se poderem locomover sozinhos, sem auxílio, mas em segurança e sem dificuldades ou receios.

Através dos exercícios de aquecimento e alongamento das principais áreas musculares, os idosos desenvolvem força e autoconfiança.

Auxilia na recuperação de flexibilidade

O que se procura com a fisioterapia não é a flexibilidade outrora tida na juventude, mas sim a preservação do máximo de flexibilidade possível ou até uma pequena recuperação nesse sentido.

Para tal, o fisioterapeuta irá orientá-lo relativamente aos exercícios de alongamento e fortalecimento dos membros mais prejudicados, indicando ainda eventuais correções posturais que poderão melhorar o seu quotidiano.

Com estes exercícios, estará a colaborar também para recuperar a força e a resistência que ainda possui, um fator muito importante para a sua mobilidade.

Ajuda no tratamento de patologias

A fisioterapia é ainda um excelente aliado no tratamento de diversas patologias, tais como a artrite, a artrose, e na recuperação de fraturas.

Acontece que, nesses casos, a fisioterapia vai potencializar os resultados obtidos com os medicamentos e outros tratamentos, otimizando e acelerando a recuperação.

Além disso, contribuirá para a diminuição das dores que muitas vezes acabam por impossibilitar a concretização de determinadas tarefas, mesmo aquelas diárias e básicas, afetando assim a qualidade de vida.

Benefícios para lá do físico

Além de todas estas vantagens para a saúde física, a fisioterapia proporciona também muitos benefícios ao nível da saúde mental, tendo em conta que permite aos idosos efetuarem as atividades do seu dia-a-dia com mais independência, e consequentemente mais tranquilidade pelo facto de não terem de depender da ajuda de outras pessoas para tal.

No caso de a fisioterapia ser feita em grupos, neste caso, próprios para a terceira idade, permitirá ao idoso conhecer e conviver com outras pessoas que também se encontram numa fase de mudança e de adaptação, o que poderá ser bastante importante, funcionando como um incentivo para a sua participação e integração nas atividades.

Deste modo, com a companhia de outras pessoas, o momento da fisioterapia será marcado não apenas pelo exercício físico, como pelo convívio social, contribuindo para a melhoria da aptidão física e mental.

Para a otimização destes resultados benéficos que a fisioterapia traz ao nível de saúde física e para prevenir lesões daí decorrentes, opte pela utilização de utensílios de ortopedia desportiva tais como o ombro elástico, pulso elástico, entre outros, que atuam na estabilização e proteção da zona anatómica.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780