Ações de voluntariado ambiental para melhorar o Monte de São Julião

425
Foto partilhada pela Associação BioLiving.

A Associação BioLiving, em colaboração com o Município de Albergaria-a-Velha, promove três ações de voluntariado ambiental no Sítio Arqueológico de São Julião (Branca, Albergaria-a-Velha), com o objetivo de envolver a comunidade local na melhoria ambiental de um espaço que pretende reunir arqueologia, cultura, natureza e lazer.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Localizado na freguesia da Branca, em Albergaria-a-Velha, o sítio arqueológico de São Julião encontra-se no topo do Monte de São Julião, onde se conservaram vestígios arqueológicos de diferentes épocas, com destaque para o período dos finais da Idade do Bronze, há cerca de três mil anos. O interesse dos vestígios arqueológicos identificados e o potencial ambiental da área intervencionada levaram a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha a colaborar com várias entidades no desenho de um projeto multidisciplinar para promover o património arqueológico e natural do local.

A Associação BioLiving é uma das entidades envolvidas no projeto “Monte de São Julião | Arqueologia e Natureza”, sendo responsável pela inventariação da biodiversidade e os trabalhos de beneficiação ecológica do Sítio Arqueológico, bem como pela criação de conteúdos informativos sobre o seu património natural.

Com o objetivo de envolver a comunidade local na construção deste novo pólo cultural e natural, a BioLiving está a organizar três ações de voluntariado ambiental dedicadas ao restauro ecológico da área, ao longo das próximas semanas, como se segue:

Plantações de árvores e arbustos nativos – 17 de fevereiro e 16 de março
Controlo de plantas exóticas invasoras – 24 de fevereiro

As atividades decorrem da parte da manhã e são abertas ao público. A participação é gratuita e inclui direito ao seguro contra a acidentes pessoais, no entanto carece de inscrição obrigatória através do seguinte formulário online: https://forms.gle/9tkRYTzE8YVPNhE96

Com estas ações, pretende-se melhorar as condições ecológicas do sítio arqueológico de São Julião e aumentar a biodiversidade local, bem como criar uma área de lazer e fins recreativos para a população local.

Estas atividades são organizadas pela Associação BioLiving, no âmbito do projeto “Monte de São Julião | Arqueologia e Natureza”, em colaboração com Município de Albergaria-a-Velha, Centro de Arqueologia de Arouca e Loci studio Arquitetura paisagista, contando ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Branca e da AdRA – Águas da Região de Aveiro.

Para mais informações, pode visitar as páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn da Associação BioLiving, enviar e-mail para [email protected] ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).

Associação BioLiving

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

* Artigo publicado originalmente no boletim informativo da APRe Associação Cívica https://www.apre-associacaocivica.pt/apre-noticias-01-janeiro-de-2024/

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780