Transdev anuncia “revolução” na AveiroBus para corresponder às exigências locais

803
Apresentação novos horários e linhas da AveiroBus.
Dreamweb 728×90 – Video I

O grupo Transdev investiu 250 mil euros para reforçar a operação Aveirobus e, assim, corresponder às pretensões da autarquia local, entidade concessionária do serviço de transportes no concelho (autocarros e ligações fluviais). “Um parceiro exigente”, assumiu Louis Salamy, diretor adjunto da Transdev Portugal, ao falar, esta quarta-feira de manhã, na apresentação do que classificou como “uma revolução”. As novas linhas (centro verde e centro vermelho) e novos horários entram em vigor a 1 de abril, sendo que nos primeiros dois dias os transportes são gratuitos.

Artigos relacionados

Aveiro: Estacionamento e oferta Aveirobus – entrada em vigor a 1 de abril 2024

Transportes / Concessão: Aumento da oferta da AveiroBus com ‘visto’ do Tribunal de Contas

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O responsável da Transdev Portugal mostrou satisfação com a operação em Aveiro, que entrou no seu oitavo ano (a concessão é por 15 anos), sublinhando o esforço para “acompanhar a dinâmica” local com “uma rede maior e mais apelativa”, o que implicou mais duas novas linhas circulares urbanas e novos horários nas restantes, correspondendo “aos pedidos dos utentes”. O investimento resulta de mais autocarros e, consequentemente, 14 novos motoristas. “Uma transformação” que se espera atrair mais utentes para as 50 novas paragens criadas.

Louis Salamy, diretor adjunto da Transdev Portugal.

Depois de algumas correções que foram sendo feitas ao longo da operação, a adenda ao contrato ‘visada’ pelo Tribunal de Contas, procura dar resposta “a insuficiências” detetadas, explicou Ribau Esteves, presidente da Câmara, acreditando que existem condições, nomeadamente ao nível da qualidade do serviço, para continuar a crescer em número de utentes, como tem acontecido, justificando o aumento do financiamento municipal, que passa 515 mil euros anuais, totalizando, nesta altura, 2 milhões de euros.

“Uma aposta clara no crescimento, com conquistas para os utilizadores” da cidade e de todo o concelho, garantiu o edil, lembrando outras melhorias, nomeadamente em termos ambientais e redução de tráfego na cidade (onde vai ser mais caro estacionar a partir de 1 de maio). A autarquia manter-se-á “sempre atenta” para novas alterações, dentro do que é possível, nomeadamente do ponto de vista financeiro, uma condicionante a ter em conta quando se trata de reforçar linhas e horários, muitas vezes reclamadas para fora da cidade, em períodos noturnos ou aos fins-de-semana, para os quais a Transdev garante ter criado um reforço “ainda mais significativo”.

  • 160 novos horários (sem supressões);
  • 50 novas paragens;
  • Dois novos autocarros;
  • Duas novas linhas urbanas com 34 horários;
  • 92 novos horários nas 11 linhas existentes (mais oito paragens);
  • Principal incremento no período noturno (21:00 – 00:00) e nos fins de semana (oferta de fim de semana duplica).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.