Tráfico de pessoas: Processo “El Pibe” com mais um arguido após mandado de detenção europeu

1313
Agentes da PSP (Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

Um cidadão romeno de 30 anos, detido pela PSP, na passada terça-feira, em Lisboa, no cumprimento de um mandado de detenção europeu por suspeitas de envolvimento em tráfico de pessoas, ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva depois de ter sido presente, no dia de ontem, às autoridades judiciárias da Comarca de Aveiro.

A PSP, através do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), adiantou que o homem é suspeito de crimes de branqueamento de capitais e associação criminosa. A atividade criminosa em causa ocorreu entre 2018 e 2019, “com especial incidência na zona centro do país, destacando-se Aveiro e Coimbra.”

Segundo apurámos, a detenção deve-se ao suposto envolvimento na rede para exploração sexual de mulheres romenas que se prostituíam na via pública desmantelada o ano passado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) .

O processo “El Pibe” culminou em junho de 2019 com a detenção de oito cidadãos estrangeiros e a apreensão de seis veículos, ouro, joias, dinheiro e documentos falsos. 12 pessoas, já formalmente acusadas, aguardam julgamento. O homem agora detido deverá tornar-se, assim, o 13º acusado.

Segundo a PSP, o homem agora saiu do país quando foi “alertado” que estava ‘na mira’ da autoridade policial. Apuradas “informações mais precisas” sobre o seu paradeiro foi possível a localização e detenção.

Especialistas da polícia nos “fenómenos de criminalidade itinerante, de imediato desencadearam contactos e diligências no âmbito da cooperação policial nacional e internacional, a fim de encontrar o suspeito.”

A PSP diz que estava a par da deslocação temporária do homem a Portugal, nomeadamente na área da Grande Lisboa.

Artigos relacionados

Todos os arguidos de rede europeia de exploração de mulheres vão a julgamento em Aveiro

Acusadas 12 pessoas que exploravam mulheres romenas lançadas na prostituição

SEF desmantela rede de tráfico de mulheres na região de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos