Trabalhos de dragagem de manutenção no Porto de Aveiro em concurso público

704
Edifício-sede do Porto de Aveiro.

O Porto de Aveiro tem em fase de concurso público trabalhos de dragagens de manutenção dos portos de pesca do largo e costeiro, bem como da doca de recreio do jardim Oudinot e entrada da darsena de manobras.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O valor base da empreitada é de 1,225 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 120 dias.

“Esta empreitada, cujo objetivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte”, explica, em comunicado, o presidente do Porto de Aveiro.

Eduardo Feio destaca que a obra é um “importante investimento para melhorar a operação portuária e segurança da navegação num conjunto de canais e cais do Porto de Aveiro, nomeadamente no porto de pesca do largo”, conhecido como cais dos bacalhoeiros. Uma intervenção “fundamental, a par da requalificação e valorização do cais dos bacalhoeiros como cais-dique, para potenciar o desenvolvimento daquele importante ativo do porto”.

As áreas de pormenor sujeitas a esta intervenção são o Canal de acesso ao Porto de Pesca Costeira, o Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca, a Doca de Recreio do Jardim Oudinot, o Canalete do Triângulo das Correntes, o Canal de acesso ao Porto de Pesca do Largo, a Pontes-cais do Porto de Pesca do Largo, estando previsto, ainda, a remoção de pedra e dragagem da entrada Norte da Darsena do Terminal Norte.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.