Trabalho e saúde mental

673
Saúde mental (imagem gráfica).

A saúde mental é fundamental para um bom desempenho laboral e para o bem-estar do trabalhador, sendo que, de acordo com as últimas informações referentes à implementação da semana de quatro dias, percebemos trazer, ainda, benefícios económicos para a empresa recorrentes do aumento de produtividade do trabalhador.

Por Diogo Fernandes Sousa *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Observando o desenvolvimento profissional de um indivíduo constatamos que os nossos jovens entram, cada vez mais rapidamente, em situações de esgotamento como consequência do impacto criado pelo stress, ansiedade e ambiente de pressão laboral motivado pela necessidade de maior obtenção de lucro.

No entanto, tendo como exemplo algumas das principais empresas internacionais e, também, algumas das principais empresas nacionais que já fazem a transposição de certos princípios, é percetível que a atribuição de benefícios aos trabalhadores, designadamente no investimento em prol da sua saúde, geral e mental, acaba por estreitar de forma saudável a relação do trabalhador com a sua entidade patronal, estimulando, assim, a própria vontade do trabalhador em fazer mais e melhor, traduzindo-se num aumento da sua produtividade.

São ações empresariais, a título de exemplo, desde logo o aumento da flexibilidade do horário de trabalho ou a possibilidade de articulação de trabalho presencial com trabalho a partir de casa, bem como ações mais inovadoras que passam pela incorporação de ginásio no local de trabalho, a promoção de aulas de yoga e mindfulness, a incorporação de um enfermeiro e um nutricionista que faça um acompanhamento mais personalizado dos trabalhadores, entre outros passíveis de se mencionar, que acabam por tornar uma empresa mais atrativa e próxima dos seus trabalhadores.

Nesse sentido, o projeto piloto de desenvolvimento da semana de quatro dias em Portugal acaba por se poder considerar como uma abordagem inovadora para melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas também uma correlação positiva entre a produtividade do trabalhador e a sua saúde mental e bem-estar.

Alguns destaques já divulgados deste projeto piloto dão conta de uma redução significativa do stress nos trabalhadores, bem como uma maior disponibilidade temporal para os próprios afazeres da sua vida pessoal e um aumento da motivação e eficiência no trabalho do qual resulta o referido aumento da produtividade.

Concluindo, a saúde mental é fundamental para promover o sucesso empresarial atendendo que os recursos humanos são uma parte vital da empresa (família laboral) pelo que, as entidades patronais, devem reger pelo bem-estar dos seus trabalhadores e promover as condições que estimulem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, seja de um ponto de vista de maior flexibilidade laboral, como a semana dos quatro dias ou a possibilidade de flexibilização de horário, seja pela promoção de um maior equilíbrio entre trabalho e atividades que estimulem o bem-estar.

* Professor do Instituto Politécnico Jean Piaget.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.