“Trabalhamos para as Pessoas, as nossas Pessoas”

846
Junta de Freguesia de Aradas, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nos últimos anos, Aradas conheceu um desenvolvimento extraordinário e notável, afirmando-se como uma nova centralidade na Cidade de Aveiro. A velha barreira da antiga Ex-N109, atual Avenida Europa, foi finalmente ultrapassada.

Por Catarina Barreto *

Celebramos a 6 de Novembro, os 186 anos da integração da Freguesia de Aradas no Concelho de Aveiro. Celebramos Aradas, os laços que nos unem, os valores que defendemos, a nossa história e a cultura de toda uma Terra.

Este vínculo que nos agrega, com base numa história rica, de aradenses de fibra que ajudaram a construir as bases para Aradas de Futuro, que vamos conquistando e afirmando como uma realidade.

É pois , com enorme gosto que volvidos três anos da última Sessão Solene, voltamo-nos a reunir com esse propósito, num espaço nobre da Freguesia e que nos transporta para o nosso ilustre Passado, como que nos obrigando a recordar o peso histórico que todos carregamos e cuja memória queremos perpetuar.

Nesta Sala, deste belo Edifício cheio de História, temos presente em exposição o Livro mais antigo da Junta de Freguesia de Aradas, datado de 17 de Setembro de 1899, o Livro mais antigo da Paróquia de Aradas, datado de 01 de Outubro de 1690, o Livro mais antigo do Cartório Notarial de Aradas, datado de 25 de Abril de 1621… Estes belos exemplares, preservados no tempo, recordando-nos uma Aradas, cuja importância e dinamismo foi marcando os tempos.

E é essa Aradas dinâmica, que hoje também aqui celebramos. A nossa Freguesia vive tempos de franco crescimento económico, social e cultural, o que muito nos orgulha.

Nos últimos anos, Aradas conheceu um desenvolvimento extraordinário e notável, afirmando-se como uma nova centralidade na Cidade de Aveiro. A velha barreira da antiga Ex-N109, atual Avenida Europa, foi finalmente ultrapassada. Libertamo-nos desse espartilho, que durante anos, condicionou o nosso crescimento e conseguimos assumirmo-nos como a Freguesia que mais investimento público e privado captou, integramos o pódio das Freguesias que mais cresceu, de acordo com os resultados dos Censos 2021.

Esta nova realidade está à vista de todos, de todos os que não se deixam toldar por vozes da inveja e num exercício de honestidade intelectual verificam as conquistas que temos alcançado.

Se não vejamos, desde 2017, Aradas recebeu grandes e significativos investimentos em três áreas fundamentais ao bem-estar da população: saúde, educação e rede viária.

Na saúde, destacamos a reabilitação do nosso Centro de Saúde, na educação, a reabilitação e ampliação do Centro Escolar de Verdemilho e a construção da tão necessária e vital à segurança das crianças, rua de acesso, na rede viária, foram inúmeros e diversificados os investimentos, num total de perto de 25 ruas reabilitados em 4 anos, em contraponto às 7, dos anteriores 16 anos.

Mas, o desenvolvimento não ficou por aqui, ficaria aquém se assim fosse…

Procedemos a uma completa reorganização dos serviços da Freguesia, modernizando-os e dotando-os de condições inexistentes, como foi a retirada do estaleiro do Cemitério e a construção de um Armazém, moderno e adaptado às necessidades de uma Freguesia em crescimento, instalamos o Espaço Cidadão e criamos uma nova dinâmica na Freguesia.

Com a reabilitação da Escola Sargento Lopes dos Santos, surgiram os Projetos Aradas +, promovendo um envelhecimento ativo da nossa população e o reforço do espirito de Comunidade, que veio a culminar no já grande e marcante Festival Aradas +, que conta com a participação de todas as Coletividades e Instituições da Freguesia.

Este ano, neste aniversário pretendemos colocar a tónica em dois elementos estruturantes e que pensamos serão pedras basilares da nova Aradas: o apoio ao movimento associativo e o enfoque na zona onde nos encontramos.

O Associativismo como expressão maior da voz de uma Comunidade, merece que olhemos por ele, que coloquemos à sua disposição todos os meios possíveis, à sua afirmação. E foi nessa lógica, que reabilitamos a antiga Delegação da Junta, na Quinta do Canha, uma cave, que se encontrava encerrada à vários anos e que atualmente é sede de 7 Associações e se denomina “Casa de Associações – Tó Chico”.

Entendemos também, reforçar o apoio ao movimento associativo, ajudando-os a esbater os efeitos nefastos que ainda hoje sentem, da situação pandémica. Fizemos tudo isto, porque entendemos que o tecido associativo será a malha que ajudará a crescer esta Aradas, que se afirma como Semente de Vida.

Estamos no local que constituirá a curto prazo, uma nova e importante centralidade da Freguesia de Aradas e do Munícipio de Aveiro. Encontra-se atualmente em obra de requalificação e ampliação a Escola Básica do Bonsucesso, que ficará dotada de condições excecionais, representando um investimento superior a 1milhão de euros da Câmara Municipal.

O Centro Cívico de Aradas, ultrapassadas as vicissitudes várias, que conheceu, entrará brevemente em obra, estando já adjudicada a sua reabilitação.

E por último, mas não menos importante, a nova Vida deste local, a Câmara Municipal de Aveiro brevemente receberá as chaves do Antigo Colégio Dr Alberto Souto. Uma excelente notícia para todos.

O antigo Colégio, que tão importante história encerra, encontrava-se numa situação de total abandono pelo Governo Central desde 2015, nesta nova fase, em que a Câmara assume a gestão dos terrenos e edifícios, dando uma nova Vida ao edificado existente, reabilitando e construindo novos edifícios, gerando assim condições para acolher a criação artística, bem como local de acolhimento das memorias do espólio municipal de forma inovadora.

O Município ao realizar a opção política, de instalar no antigo Colégio Dr Alberto Souto, um equipamento municipal com a dimensão do Creative Change Academy, possibilita a criação de sinergias com o Arquivo Distrital e o Centro Cívico de Aradas, integrando o Grupo de investimentos na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 e projetando, sem dúvida uma nova Aradas, cada vez mais central.

Hoje e fruto dos investimentos captados, não temos qualquer dúvida, em afirmar que Aradas se encontra plenamente inserida na malha urbana da Cidade de Aveiro.

Temos instalado nos nossos terrenos, o maior Centro Comercial da Região, que depois de um investimento de 40 milhões de euros, oferece o dobro do espaço e criou 500 novos postos de trabalho.

Acolhemos um dos mais importantes projetos de Habitação a Custos Controlados, da última década no País. A Quinta da Pinheira será uma realidade, com a construção de 10 blocos de habitação multifamiliar e que colocará no mercado 288 habitações, de tipologia T1, T2 e T3, a custos controlados, ajudando a equilibrar o mercado de habitação na Cidade de Aveiro.

Mas, queremos ainda ir mais além. Os Aradenses merecem que se continue a conquistar mais…

Assumimos um compromisso com Aradas, no programa eleitoral da Aliança com Aveiro, que foi amplamente sufragado pelo Povo, de proceder a uma série de intervenções, cujos projetos estão em curso, como é o caso da reabilitação da zona do largo da Capela da Quinta do Picado, dando dignidade à centralidade ali existente e reforçando as condições de segurança, dotando o espaço de estruturas e equipamentos que fomentem a fruição e promovam o bem-estar da população, a requalificação da zona do Carocho, dando uma nova vida aquele território, dotado de condições naturais de excelência .

Mas, entendemos ser ainda de importância para o desenvolvimento sustentável da Freguesia e reforço da oferta de espaços de lazer, os projetos de requalificação da Malhada do Eiró e do Esteiro de São Pedro, em Verdemilho.

Nos últimos anos temos reforçado as condições de bem-estar da nossa população. Procedemos a um investimento, em conjunto com a Câmara Municipal, na execução dos Contratos de Delegação de Competências, nos nossos Parques de lazer, recentemente inauguramos o Parque Inter-geracional da Quinta do Canha e brevemente entrará em obra a requalificação do Parque do Masquitão, na Quinta do Picado e da Rua da Canseira, quintuplicando a oferta deste tipo de equipamento na Freguesia.

Fizemos tudo isto e mais, cuja enumeração exaustiva se tornaria maçadora e desnecessária por estar à vista de todos, e em especial daqueles que empregando a inteligência e a honestidade contemplam, porque trabalhamos para as Pessoas, as nossas Pessoas.

E sem esquecer, o cariz solidário e bondoso da nossa população, mobilizamo-nos no apoio aos refugiados da Ucrânia, integrando a Caravana Humanitária que no principio de Março seguiu para Varsóvia, angariamos perto de 1 tonelada de bens alimentares, numa caminhada solidária, produzimos mais de 1.000 Almofadas ergonómicas, de formato Coração, que doamos à Liga Portuguesa contra o Cancro, estabelecemos laços de fraternidade com a Cruz Vermelha Portuguesa, Instituições cujo trabalho enaltecemos e que nos merecem toda a admiração.

Falamos de Pessoas!
Somos todos Pessoa, na sua identidade, particularidade e essência. Todos podemos contribuir para o Bem Coletivo, empregando as suas melhores qualidade.
Tenho o privilégio de contar com uma Equipa resiliente, empenhada e comprometida. Uma palavra de reconhecimento aos Vogais que compõem o Executivo, diferentes entre si, mas determinantes na composição da Equipa: Obrigada Danilo, Sandra, Júlio e Carisa.

Uma palavra também de reconhecimento aos Membros da Assembleia de Freguesia, aos que souberam sempre colocar o interesse particular de lado e servir o interesse de Aradas, a causa maior que nos une a todos!

Termino com uma justa e reconhecida palavra ao Senhor Presidente da Câmara, Eng. Ribau Esteves , sem o qual nada disto teria sido possível. Obrigada!
Obrigada como Aradense, como Autarca e como Catarina. Obrigada Aveiro por contribuir para o crescimento de Aradas!

* Discurso oficial da Presidente da Junta de Freguesia de Aradas proferido na Sessão Solene Comemorativa dos 186.º Aniversário.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.