Aveiro: Topógrafos e IEFP reforçam validação de competências

5677
Topografia.
Dreamweb 728×90 – Video I

Aveiro fica associada ao lançamento de um programa de certificação e o desenvolvimento de competências dos topógrafos.

A delegação regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Nacional de Topógrafos (ANT) escolheram a cidade da Ria para celebrar, esta terça-feira, ao final da tarde, um protocolo destinado aqueles profissionais.

Está em marcha um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) (escolares e/ou profissionais) aos candidatos já sinalizados para frequentarem o Centro Qualifica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro.

Directamente com o IEFP, é o primeiro protocolo. Mas nesta área RVCC existem programas idênticos com Centro Qualifica Martinho Árias e o Centro de Formação Profissional da Construção Civil e Obras Publicas do Norte (CICCOPN).

Razões do protocolo

Segundo o presidente da ANT – Centro, João Nunes, o protocolo surge por duas razões: “a necessidade de dotar alguns topógrafos com a qualificação de nível 4, uma vez que a maioria dos que estão no mercado de trabalho já são detentores dessa qualificação” e o facto do IEFP ser uma instituição “com uma longa experiência no ensino profissional”,possuindo delegações capazes de promover um RVCC profissional nesta área “com qualidade, pelo menos em todas as capitais de distrito.”

A associação está criar condições para promover a requalificação para o nível 4 “de todos os profissionais da topografia”, assim como programas de formação continua dos técnicos.

A certificação “é fundamental”. A própria associação exige aos topógrafos sócios que tenham uma qualificação profissional de nível 3 (anterior a 2009) ou nível 4 (posterior a 2009).

“A qualificação é imprescindível para que possam exercer a sua profissão dentro da União Europeia”, sublinha o presidente da delegação do Centro da ANT.

A profissão “tem registado uma evolução tecnológica muito acelerada”, pelo que a formação “é fundamental para que os técnicos não se desatualizem e possam competir num mercado que evolui e se transforma todos os dias.”

Por outro lado, “o contexto em que muitas vezes a profissão é desenvolvida faz com que à atividade do topógrafo possam ser acrescentadas novas valências, que não existindo na formação de base, se adquirem pelo desenvolvimento de novas competências, junto das entidades de formação com quem elaboramos protocolos”, acrescentou o dirigente.

A associação tem cerca de 170 topógrafos inscritos, incluindo as ilhas. A ANT está a triagem de todos os processos para os encaminhar para os Centros Qualifica mais próximos da área de residência dos candidatos.

O acesso à profissão implica a qualificação profissional de nível 4, do Quadro Nacional das Qualificações, na área de educação e formação 582 144 (Construção Civil e Engenharia Civil).

A ANT é a única associação profissional em Portugal que representa os topógrafos (cerca de 1500, metade dos quais sócios).

Uma questão que é fundamental para a ANT é a criação da Câmara dos Topógrafos. O processo foi iniciado internamente em 2010 e desde 2012 que o processo está em apreciação na 11ª Comissão da Assembleia da Republica. “Para nós é inqualificável que se arraste desta forma pelos corredores da Assembleia da Republica há tanto tempo”.

Discurso direto

“A crise económica de 2008 afetou de forma profunda o setor construção civil. Como a topografia vive essencialmente da construção civil, tivemos muitos colegas a emigrar para todos os continentes. Desde de 2016 nota-se uma nítida recuperação na atividade. Um dos problemas da atualidade é elevada concorrência que faz com que os preços praticados sejam muito baixos  e isso por vezes reflete-se na qualidade final do trabalho.
As maiores oportunidades de crescimento, estão associadas ao crescimento de setores da como a construção civil no geral e indústria mineira. Existem depois outras áreas mais especificas e de peso mais residual, como a agricultura, o cadastro de infraestruturas para plataformas SIG, monitorização de estruturas equipamentos e obras de arte. Há também uma outra área que pode proporcionar oportunidades de trabalho consideráveis aos topógrafos que é a realização do Cadastro Predial, estando a ANT a criar as condições para que os topógrafos possam responder da melhor forma a este des
afio”.

O topógrafo

O topógrafo é o profissional responsável por realizar os levantamentos topográficos de obras diversas, determinando as localizações dos elementos visando marcar as referências de níveis (altitude) e de localização (Lat/Long). Também sendo responsável pela elaboração de plantas e desenhos. Geralmente, nós profissionais da área utilizamos aparelhos com tecnologia avançada de medição, conhecidos como Estação Total e também GPS. E junto do trabalho de campo temos executado muitos serviços técnicos de escritório, elaborando desde projetos de terraplanagem a serviços de sensoriamento remoto – Rodrigo de Paulo

Publicidade, Serviços & Donativos