Tecnológica aveirense em projeto para garantir autenticidade de vinhos

1687
Imagem Zenithwings.

A Zenithwings, uma spin-off da tecnológica aveirense Ubiwhere, foi a única empresa portuguesa selecionada num lote de cerca de 100 entidades para a participação num projeto europeu para garantir a autenticidade de vinhos.

Segundo adianta uma nota de imprensa da empresa, o programa financia a integração da tecnologia ‘blockchain’ (registo de informações protegidas por criptografia) numa solução de certificação de vinhos.

A Zenithwings adianta que vai lançar uma solução que ajudará a proteger produtores e consumidores. “Uma vez que o vinho é um dos produtos agrícolas mais afetados pelo problema da contrafação, esta solução irá oferecer mais segurança ao consumidor final aquando do consumo deste produto”, refere a empresa.

A integração da tecnologia Blockchain permitirá digitalizar o processo digital de certificação dos vinhos, “conferindo maior transparência e fiabilidade a todo o processo”.

Os dados de identificação do vinho serão disponibilizados através do rótulo da garrafa, que quando lido pela câmera do telemóvel, redireciona o consumidor para uma página com toda a informação.

“A solução vai potenciar uma relação de confiança e lealdade entre o produtor e o consumidor, ao monitorizar toda a cadeia de produção vitivinícola, desde a origem das uvas à garrafa de vinho”, refere a empresa de Aveiro.

A ideia está a ser aplicada no âmbito de um projeto co-financiado pela União Europeia dedicado à promoção da aplicação de tecnologias Blockchain e DLT que a Zenithwings integra.

Os primeiros testes da solução serão desenvolvidos em parceria com as Caves Murganheira.

A Zenithwings é uma empresa high-tech que oferece soluções tecnológicas inteligentes nas áreas da inovação e investigação para agricultura de precisão e indústria 4.0.

A empresa opera sobretudo nos setores de produção e distribuição vinícola, focando-se no desenvolvimento de soluções de rastreio, monitorização e gestão de todas as fases da produção vitivinícola.

Publicidade, Serviços & Donativos