Tecnologias/ IoT: Ideia de alunos da EPA conquistou segundo lugar em concurso nacional

1013
CTCP.

Uma equipa de três alunos da Escola Profissional de Aveiro (EPA) conseguiu o segundo lugar na final nacional do concurso nacional “Isto é uma ideia”, que pretende incentivar os jovens para a apresentação de ideias “com soluções inteligentes e exequíveis” baseadas na ‘Internet das Coisas’ (IoT), assim como o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade.

O projeto ‘A-Mexer’ propõe a criação de um carrinho de compras de supermercado equipado com um tablet que, de utilização fácil e intuitiva, incorpora uma aplicação que possibilita a pré-configuração da lista de compras e permite uma orientação eficaz de idosos no interior do espaço comercial, o que permitirá aumentar a autonomia dos mesmos durante as compras de supermercado.

Os alunos Gonçalo Martins, Igor Capistrano e Lurdes Costa foram orientados pelos docentes Carla Duarte e Rui Araújo. O desenvolvimento da ideia contou com o apoio do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).

Projeto educativo com desafios às escolas

O concurso, que é dinamizado no âmbito do projeto educativo ‘Pense Indústria i4.0’, pretende “despertar nos jovens o gosto pela industria 4.0” com desafios às escolas para criarem “novas soluções com conexão via internet, que torne o dia-a-dia mais smart e simples e que, preferencialmente, também contribua para a sustentabilidade”.

O ‘Pense Indústria i4.0’ envolve um consórcio de centros tecnológicos de todo o país.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780