Substituição de luminárias recebe impulso em Sever do Vouga

892
Paços de Concelho de Sever do Vouga.

Dando continuidade ao programa de substituição de luminárias de vapor de sódio e de mercúrio, definido pela Câmara de Sever do Vouga, a E-Redes (antiga EDP) anunciou para “breve” o arranque da campanha ‘LED 2023’ no concelho.

“O objetivo da campanha é a melhoria da qualidade do serviço prestado no âmbito da Iluminação Pública, com a instalação de luminárias com tecnologia mais eficiente, constituindo também, desde logo, um forte contributo para um ambiente mais sustentável”, explica a empresa do grupo EDP num comunicado divulgado pela autarquia severense.

Em 2022 foram instaladas no concelho de Sever do Vouga 3.125 lâmpadas, proporcionando uma poupança de consumos de energia elétrica estimada em cerca de 552 MWh/ano e uma redução de emissões de cerca de 81 TonCO2eq. Já para 2023, está prevista a substituição de 600 luminárias por LED.

O recurso à tecnologia LED (díodo emissor de luz, em inglês Light Emiting Diode, que dá origem à sigla) “assenta na sua maior eficiência energética, durabilidade dos equipamentos e, não menos importante, em razões de sustentabilidade ambiental.”

O ano 2022 foi pautado por “um enorme aumento de custos do município no que toca à eletricidade, sendo, por isso, fundamental a redução de custos nesta matéria”, refere, por sua vez, o presidente da Câmara, Pedro Amadeu Lobo, salientando que se pretende avançar com “um conjunto de ações de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais”.

As medidas enquadram-se no plano de eficiência energética delineado pelo atual executivo camarário e que visa a redução do consumo de energia, a poupança e a diminuição de emissões de carbono.

A eficiência energética é alcançada através da substituição de velhas luminárias das redes de iluminação pública por lâmpadas LED, num processo desencadeado pela E-Redes.
Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780