Sever do Vouga: Reabilitação de margens ribeirinhas já vai a mais de metade do previsto

3637
Sever do Vouga.
Dreamweb 728×90 – Video I

A operação ‘NaturVouga – Reabilitação das Margens Ribeirinhas’ de Sever do Vouga estava, em fevereiro passado, com uma taxa de execução física de cerca de 60%.

Com um custo total elegível de 218.622 euros, a intervenção é financiada pelo Portugal 2020 (Programa POSEUR).

A informação consta da comunicação da presidência da Câmara local entregue na Assembleia Municipal sobre os últimos meses de atividade.

O projeto, como relembra o executivo, compreende a recuperação e manutenção da galeria ripícola, o que implicou a eliminação dos eucalitos existentes e implementação de técnicas de controlo das espécies de invasoras, como acácias, entre outras.

Envolve, ainda, a realização de estudos de caracterização dos habitats naturais e posterior monitorização das áreas de intervenção e divulgação da operação.

“Os objetivos principais passam por recuperar a galeria ripícola na área intervencionada, conservar as espécies autóctones existentes e reflorestar com vegetação típica das zonas ribeirinhas, manter a heterogeneidade de ecossistemas, criando pequenas áreas de micro habitats com espécies autóctones, estabilizar as margens e, consequentemente, melhorar o regime hidríco”, explica a Câmara severense que em maio do ano passado adjudicou uma fase dos trabalhos no valor de 166.815 euros.

A intervenção serve para “promover a conservação dos valores naturais ambientais e paisagísticos existentes neste troço do Rui Vouga, e a sua envovlente, visto estarem classificados como Sítio de Importância Comunicatária – Rede Natura 2000″.

Numa segunda fase do projeto, espera-se consolidar os percursos com a colocação de passadiços, pontes, grades e proteções, sinalética interpretativa e algum mobiliário urbano.

Na margem direita do Vouga, serão criadas duas zonas de acesso ao rio, com rampas naturais, com laterais de proteção para descarga de embarcações /caiaques e canoas.

Artigo relacionado

Autarquia Sever do Vouga recetiva a integrar território do Geoparque de Arouca

Publicidade, Serviços & Donativos