Sever do Vouga: Novo percurso pedonal ribeirinho valoriza Couto Esteves / Ribeiradio

1700
Aldeia dos Amiais, Sever do Vouga.
Comercio 780

A Câmara de Sever do Vouga está a tratar da “recuperação dos elementos patrimoniais locais de interesse paisagístico e coletivo” existentes junto à faixa ribeirinha da albufeira do Couto Esteves/Ribeiradio, envolvendo um conjunto de melhorias orçadas em quase 190 mil euros.

O espaço envolvente às aldeias do Vilarinho e Amiais que irá acolher um percurso pedonal complementar ao trilho existente (PR6 – Trilho dos Amiais) com acesso em escadaria em madeira em patamares até à eira comunitária e plataformas de contemplação em zona altaneira e de carvalhais, assim como obras de beneficiação dos acessos ou caminhos rurais.

“Pretende-se criar um cordão de valorização conjunta dos aglomerados, com os pontos de interesse paisagístico e patrimonial”, refere a edilidade severense, que apresentou o projeto ao programa ‘Renovação de Aldeias’ da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira. (ADRIMAG).

Espera-se, assim, “criar maior atratividade dos espaços a intervir”, que são dotados de “forte pendor ambiental, social e comunitário”.

Melhoramentos projetados

» Requalificação do acesso à capela de S. Francisco de Assis com aplicação de calçada de cubos de granito da região e valorização do percurso pedonal que atravessa o Rio Gresso, com requalificação da ponte pré-existente, dando continuidade desse percurso complementar até à Aldeia do Vilarinho, através da ligação e beneficiação do PR 6 (Trilho dos Amiais);

» Melhoramento do acesso pedonal aos campos de vinha do espumante ‘Argau’ e do trilho pedestre existente (PR6 Trilho dos Amiais), ligando através de um cordão de valorização conjunta, os aglomerados e os pontos de interesse paisagístico e patrimonial;

» Colocação de equipamentos urbanos designadamente, sinalética física (indicativa e explicativa), bancos de repouso, zonas de observação paisagística, mesas, renovação/requalificação da iluminação pública.

Artigo relacionado

Couto de Esteves: Um segredo bem guardado nas ‘Montanhas Mágicas’

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.