Sever do Vouga: Feriado com homenagem a antigos autarcas

1706
Homenagem aos autarcas locais de Sever do Vouga.
Comercio 780

O feriado municipal em Sever do Vouga, assinalado este sábado, ficou marcado por uma homenagem aos autarcas locais proposta conjuntamente pelas bancadas representadas na Assembleia Municipal (AM).

Reunida em sessão solene, a AM galardoou com medalhas de mérito municipal autárquico (grau ouro) os antigos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal que exerceram funções após as primeiras eleições municipais, há 42 anos.

António Coutinho, presidente da Câmara (PS), lembrou na sua intervenção o contributo da autarquia na satisfação das carências da população: “Só quem não conheceu Sever do Vouga há 40 anos não sabe ou não consegue ver as transformações

levadas a cabo no concelho e as melhorias da qualidade de vida dos munícipes promovidas durante estes anos”.

O impulso dado no sentido do progresso “deve-se ao espírito de missão, à abnegação, à vontade, à liderança e ao empenho dos autarcas, alguns deles com grande parte da sua vida dedicada ao município e às pessoas.”

Por isso, António Coutinho deixou “um cumprimento especial aos homenageados pelos seus meritórios contributos para a construção do concelho e seu desenvolvimento”.

A homenagem da AM foi considerada, nesse contexto, de inteira justiça. “De forma diferente e em vários contextos os homenageados deixaram a sua marca no nosso concelho e esta homenagem é a consequência de um sentimento coletivo de que o

que fizeram foi e é muito importante e cria impacto positivo e mais valias para a população”, afirmou o edil que não deixou de relevar também “o papel importante” de outros que colaboraram, desde autarcas, pessoal auxiliar e operacionais, assim como as instituições locais.

Discurso direto

“No terreno concreto da realidade política, bem pode dizer-se que o poder local transformou profundamente a geografia do país, no plano do desenvolvimento e económico e social e as suas realizações são assinaláveis de norte a sul, pelo que o concelho de Sever do Vouga não foi, nem é, exceção” – Mário José Costa da Silva, Presidente da Assembleia Municipal de Sever do Vouga (ler discurso completo).

Comercio 780