Sever do Vouga disponibiliza compostores domésticos

932
Cartaz.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Sever do Vouga disponibiliza compostores domésticos a quem tenha interesse em usufruir deste equipamento, visando promover e salvaguardar o meio ambiente através da valorização dos resíduos orgânicos.

Uma imagem com texto, captura de ecrã, desenho Descrição gerada automaticamenteA medida resulta de uma candidatura ao Programa Fundo Ambiental, Aviso RecolhaBio. Neste âmbito, a autarquia já está na posse de 250 caixas de compostagem de 400 litros e de 150 de 600 litros.

Os compositores serão entregues, gratuitamente, junto dos munícipes e entidades interessadas, mediante o preenchimento de um formulário de inscrição, disponível no website do Município de Sever do Vouga, através do link https://www.cm-sever.pt/pages/728?news_id=683.

Após este procedimento, os pedidos são feitos junto do balcão de atendimento do município, via CTT ou por e-mail.

O presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, salienta a importância da iniciativa, enquadrada na estratégia em marcha para o desenvolvimento sustentável do concelho, que se traduz no “desenvolvimento de soluções mais verdes, alinhadas com a promoção de uma economia circular assente na redução, reutilização, recuperação e valorização dos resíduos”.

“No Ecocentro Municipal é possível depositar uma diversidade de resíduos sólidos urbanos, mas a componente orgânica não é rececionada. Neste sentido, de forma a diminuir a percentagem de bio resíduos que integram a recolha indiferenciada (não separada), esta é uma excelente solução para quem quer ajudar a reciclar os resíduos orgânicos produzidos, evitando que os mesmos sejam depositados em aterro”, afirma o autarca.

A compostagem é um processo natural que consiste na decomposição biológica de resíduos orgânicos, do qual resulta um produto (composto) usado como adubo.

Os nossos antepassados já o faziam, e muito bem, pelo que a compostagem “caseira” não é mais do que a adoção de uma prática ancestral, que funciona no âmbito da economia circular – processo ecologicamente sustentável.

Câmara de Sever do Vouga

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.