Semana Europeia da Mobilidade: Atividades em Albergaria-A-Velha

688
Município de Albergaria-A-Velha.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza entre 16 e 22 de setembro, o Município de Albergaria-a-Velha promove várias iniciativas – a apresentação de 16 postos de carregamento elétricos, ações na comunidade escolar e o transporte público gratuito.

A semana começa com a atividade “Vai e Volta a Malta Transporta” no Mercado Municipal – A Praça. Nos dias 16 e 22, durante a manhã, um grupo de voluntários transportará gratuitamente as compras dos munícipes com cargo-bikes, num raio de 2,5 km. Ainda no dia 16, entre as 14h30 e as 16h30, decorre uma formação para a utilização de bicicletas elétricas, cargo-bikes e trotinetes na Incubadora de Empresas.

No dia 17, a mobilidade sustentável será o tema de uma “Caça ao Tesouro” na Praça Ferreira Tavares, entre as 10h e as 11h30.

No dia 18, será realizada a promoção da utilização de meios de transporte sustentáveis junto da comunidade escolar, com a distribuição de material informativo e a utilização gratuita de bicicletas.

No dia 21 de setembro, de manhã, no minicampo das Lameirinhas, as crianças da educação pré-escolar vão aprender como uma cidade pode ser mais agradável quando as bicicletas dominam na ação “Brincar na Cidade com a GNR – Escola Segura”.

A completar o programa de atividades da Semana Europeia da Mobilidade, a 20 de setembro, às 9h30, terá lugar a apresentação pública dos 16 novos postos de carregamento de veículos elétricos em todas as freguesias do Concelho e, a 22 de setembro, será celebrado o Dia Europeu Sem Carros, na zona circundante à Praça Ferreira Tavares, onde a comunidade poderá experimentar diferentes meios de mobilidade sustentáveis.

Ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, o serviço de transporte público ALBUS será gratuito em todos os percursos no Concelho de Albergaria-a-Velha.

A Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos principais encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas têm na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado; e criar uma nova forma de redescobrir as cidades ou vilas, num ambiente mais saudável e agradável.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.