Saúde: SWORD Health e UA reforçam colaboração para programa de I&D

929
SWORD Health.
Smartfire 728×90 – 1

A SWORD Health, startup portuguesa que criou a partir de Aveiro a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, celebrou um protocolo de cooperação com a Universidade de Aveiro (UA) para “apoiar o empreendedorismo e reforçar a investigação científica”.

Num comunicado, é dito que as duas entidades pretendem promover um conjunto de iniciativas, nomeadamente laboratórios de ensino, ações de apoio à I&D como estágios e/ou bolsas de estudo, aquisição de equipamento, financiamento de protótipos, entre outros, e a criação de uma cátedra na área da Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou Ciências da Reabilitação.

“Com esta colaboração, haverá ainda uma aposta conjunta na área do empreendedorismo, que irá refletir-se no financiamento de provas de conceito e em concursos de ideias”, explica a nota de imprensa.

SWORD Health e UA pretendem ainda a promoção conjunta de projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) aplicada, esperando a start up continuar “a beneficiar do know-how da instituição de ensino superior no seu crescimento e implementação no mercado internacional.”

A empresa começou a germinar na UA Incubator, a incubadora de empresas da UA.

Atendendo a que 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo recuperam de patologias músculo-esqueléticas, a WORD Health trabalha em projetos para “acelerar o tratamento” através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até à reabilitação pós-cirurgia. As patologias em causa “representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade”.

A SWORD Health fechou recentemente uma ronda de financiamento no valor de 189 milhões de dólares, que colocou a valorização da startup portuguesa nos 2 mil milhões de dólares, tornando-se na start-up que mais rapidamente chegou ao estatuto de unicórnio.

A empresa está a contratar mais de 150 profissionais nas áreas de engenharia e produto.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.