São João da Madeira: Alcançado mínimo histórico anual nos desperdícios de água na rede de abastecimento

278
Paços de Concelho de São João da Madeira.
Dreamweb 728×90 – Video I

12,9% da água que entrou nas redes de abastecimento de São João da Madeira em 2023 foi perdida, devido a roturas, avarias ou desvios. “O resultado é um novo mínimo histórico anual neste concelho, que representa um desempenho significativamente melhor do que a média nacional (27,1%, em 2022)”, informa a empresa municipal Águas de São João.

De acordo com o balanço agora divulgado, nos últimos 10 anos, as perdas de água nas redes de abastecimento na ‘Cidade do Labor’ diminuíram para metade: de 26%, em 2013, para 12,9%, em 2023.

“A aposta em eficiência tem trazido ao município resultados progressivamente melhores, a cada ano. A situação é completamente diferente dos valores registados no início da atividade desta empresa onde a percentagem dos desperdícios rondava os 38%. A água que se deixou de desperdiçar anualmente é suficiente para abastecer a população do concelho durante seis meses”.

Segundo lembra a Águas de São João, já em 2022 o volume de perdas tinha sido baixo, fixando-se nos 15,8%. “Este resultado colocava São João da Madeira no 15º lugar entre os mais de 200 municípios do ranking agora divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”.

O ranking tem por base o indicador “Água Não Faturada”, que engloba os desperdícios gerados por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências e ainda as perdas comerciais, como roubos e desvios de água.

A média nacional de perdas, em 2022, fixou-se nos 27,1%, muito acima do recomendado pelo regulador (20%)