São Jacinto recebe kits de compostagem doméstica

779
Recolha de bioresíduos, Aveiro.

“Nos próximos dias”, arranca em São Jacinto o projeto dinamizado pela Câmara Municipal de Aveiro de compostagem doméstica com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.

“Este projeto visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos bioresíduos serem separados na origem e sujeitos a compostagem doméstica ou recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos”, informa a edilidade em comunidade.

Em Aveiro, os resíduos da compostagem doméstica “passarão a ser valorizados e transformados num fertilizante natural”. A distribuição dos kits de compostagem e sensibilização ambiental, que será operacionalizada pela Biorumo, abrangendo toda a freguesia de São Jacinto nesta primeira fase. “Depois, num futuro próximo, este projeto será alargado a toda a área do município de Aveiro”.

Financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, no montante de 65.153 euros, engloba operação “Sem Sobras”, que pretende desviar para a compostagem cerca de 30% dos bioresíduos produzidos nas habitações elegíveis para receber os compostores.

A partir de 25 de setembro, uma equipa de monitores da empresa Biorumo, devidamente identificada, fará visitas porta-a-porta e fará a entrega gratuita de um kit de compostagem, constituído por um compostor e por um pequeno balde para a cozinha, acompanhada de sensibilização sobre a compostagem doméstica. Deste modo, e com os esclarecimentos que serão prestados pela equipa de sensibilização no terreno, os munícipes poderão facilmente transformar em casa os seus bioresíduos em fertilizante para as suas plantas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780