São Jacinto acolhe lançamento da candidatura a Capital Europeia da Cultura

1774
RI 10, São Jacinto.

O município assegura transporte gratuito (autocarros da cidade para o forte da Barra e ferry) a quem pretender assistir em São Jacinto ao espectáculo de apresentação da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura de 2027.

O ‘palco’ estará montado na antiga base (Regimento de Infantaria 10) para “um momento único” especialmente encenado para a ocasião, antecipou presidente da Câmara, sem desvendar muito mais sobre o evento.

A escolha de São Jacinto para o lançamento “formal e público” da candidatura a Capital Europeia da Cultura, este sábado, resulta de “um conjunto de motivos” que o espectáculo com início pelas 21:30 revelará, mas a que não é alheia a ligação da localidade à origem secular da unidade militar e à temática da Europa, limitou-se a referir Ribau Esteves.

Ambição de ser referência europeia

A proposta de Aveiro é “suportada na energia das suas comunidades, na riqueza do seu património, na vitalidade dos seus criadores e no dinamismo da sua vida científica e empresarial”. E assim “ ambiciona ser uma referência internacional pela forma como posiciona a Cultura e a Criatividade no centro da sua vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao mundo.”

A candidatura representará ainda o “fortalecimento da aposta na implementação de políticas públicas que privilegiem a qualificação da oferta cultural, a fixação de novos agentes artísticos e criativos no território e o posicionamento da Cidade no contexto nacional e europeu”.

Publicidade, Serviços & Donativos