S. João da Madeira: Primeiros apartamentos PRR de habitação social

508
Habitação social, São João da Madeira.

Já têm moradores as primeiras oito habitações sociais que se encontravam devolutas por falta de condições e que foram, entretanto, reabilitadas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com financiamento a 100% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do programa 1.º Direito do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Inseridos em prédios localizados em diferentes pontos da cidade, esses fogos foram totalmente requalificados e, em alguns casos, a própria tipologia foi alterada, passando de T3 para T2 ou para T1, de forma a adequarem-se aos atuais critérios legais e regulamentares de conforto e salubridade.

Atualmente, já aí vivem famílias que se tinham candidatado a habitação social municipal e que se enquadram nos critérios de elegibilidade e prioridade definidos para a atribuição desses fogos a pessoas com carência económica.

Para “fazer uma avaliação do impacto” destas obras, o presidente da Câmara Municipal visitou duas dessas habitações geridas pela empresa municipal Habitar S. João, tendo ouvido as impressões dos respetivos inquilinos. “São oito famílias que não tinham casa em condições dignas, mas que passaram a ter nesses oito apartamentos que foram completamente renovados”, salienta Jorge Vultos Sequeira

“Estes fogos foram reestruturados a 100 por cento, incluindo sistemas de canalização, sistemas de ventilação, sistemas elétricos, cozinhas, casas de banho… Tudo novo e com uma divisão interna das frações já ajustada às regras dos novos regulamentos urbanos”, acrescenta o autarca.

No âmbito da mesma empreitada, o Município procedeu também à requalificação de um prédio de 21 fogos de habitação social localizado na Avenida de Casaldelo, que beneficiou, igualmente, de uma reestruturação completa que se encontra em fase de conclusão.
Neste caso, os trabalhos envolveram, designadamente, a mudança da cobertura, a colocação de capoto, a adequação das condições de mobilidade, a reformulação de elevadores, da caixilharia e da entrada.

Câmara de São João da Madeira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.