S. João da Madeira: Câmara distinguiu exemplos de voluntariado

628
Dia do Voluntariado 2023, São João da Madeira.

Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira assinalou o Dia Internacional do Voluntariado.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Este ano, as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado em S. João da Madeira decorreram nos Paços da Cultura, com uma sessão realizada pelo Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira (BLVSJM) e cujo programa incluiu a atribuição do Cartão V às pessoas que realizaram pelo menos 25 horas de voluntariado durante 2023.

Contemplando descontos em serviços prestados pelo município, essa é uma oferta da Câmara Municipal de S. João da Madeira, tendo a entrega sido feita pelo presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, para quem o exercício de voluntariado “diz bem sobre a qualidade humana de quem se entrega a esta causa” e se “dedica aos outros”, pelo que o Município assume o dever de “reconhecer” essa disponibilidade, destacando “os bons exemplos”, que “arrastam as outras pessoas” para esta intervenção comunitária.

O programa incluiu também um momento musical, com o violinista “La Mouche”, bem como a apresentação de um excerto da peça de teatro “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, de Sónia Fernandes, da Pista Mágica, interpretada pelas pessoas voluntárias da CERCI S. João da Madeira.

Esta sessão comemorativa constituiu para o BLVSJM mais um momento de reconhecimento da prática do voluntariado e das pessoas que continuam a dedicar o seu tempo a muitas causas sociais na nossa comunidade. Só este ano, como foi revelado, foram recebidos 33 projetos de voluntariado de diversas entidades a nível local, regional e nacional.

O BLVSJM, criado em 2011, tem como entidade promotora e dinamizadora os Ecos Urbanos e como entidades parceiras a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, o Centro Humanitário da Cruz Vermelha de S. João da Madeira, ACAIS – Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses, o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, a CERCI e a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião.

Carlos Silva, do BLVSJM, deixou palavras de agradecimento a todos os envolvidos, nomeadamente às entidades que fazem parte do grupo de trabalho, desafiando-as a que continuem a integrar na sua ação o voluntariado, a valorizá-lo e a reconhecê-lo, indo ao encontro do objetivo que levou à instituição, em 1985 (através de resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas), do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala anualmente a 5 de dezembro.

Câmara de São João da Madeira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780