S. João da Madeira: 2GO OUT Consulting em projeto europeu ligado à economia circular

1350
Economia circular.
Comercio 780

A empresa 2GO OUT Consulting, com sede no SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira, integra o projeto ‘City Loops’, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

Orçado em cerca de 10 milhões de euros, o projeto fomenta o desenvolvimento em sete cidades europeias, incluindo o Porto, “abordagens de planeamento urbano” e criação de “ferramentas inovadoras” com o objetivo de “fechar o ciclo de fluxos de materiais e de recursos (como os resíduos de construção e demolição e os bioresíduos – resíduos alimentares e de jardins) e promover a transição para a economia circular, reduzindo a pegada carbónica”.

28 organizações de oito países promovem “capacidades de regeneração e estimulando novas oportunidades de negócio e a consequente criação de empregos.”

A empresa 2GO OUT Consulting explica em comunicado que “teve um papel determinante nas elaboração da candidatura aprovada pela Comissão Europeia” em resposta ao “desafio da inovação na área da economia circular, com particular ênfase na gestão de bioresíduos”, segundo afirma o diretor de inovação, Pedro Fonseca Santos.

É o segundo projeto europeu de inovação financiado pelo Horizonte 2020 em que a 2GO OUT Consulting participa, integrando os respetivos consórcios.

A par da 2GO OUT Consulting integram o consórcio o município do Porto, a empresa municipal Porto Ambiente e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

O consórcio é liderado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability), um organismo internacional que dinamiza iniciativas para promover a sustentabilidade a nível local, tendo sido a organização responsável pelo lançamento e dinamização da Agenda 21 Local a nível mundial.

A empresa sanjoanense desenvolve atividade também à escala nacional em projetos, comparticipados pelos programas Portugal 2020, Fundo Ambiental, Fundo de Eficiência Energética e EEA Grants.

Publicidade, Serviços & Donativos