Roteiro explora “memórias e tesouros de Aveiro ao mesmo tempo que convida a percorrer a cidade”

2827
Cartaz Aveiro Tesouros, Museu de Aveiro.

Já está disponível para venda nas lojas dos Museus de Aveiro o livro ´Aveiro Tesouros´.

Um roteiro que explora “memórias e tesouros de Aveiro ao mesmo tempo que convida a percorrer a cidade, a conhecer a sua história e a descobrir as suas preciosidades, tanto as que perduram e ainda se podem contemplar, como as que se perderam no passado, mas cuja importância permanece bem viva na comunidade e confere-lhe identidade cultural”.

A publicação à venda por cinco euros é “uma seleção do património e dos bens culturais que melhor mostram o que é Aveiro”.

“A viagem começa com os tesouros de Aveiro que ficam na memória, os grandes valores e símbolos maiores de Aveiro cruzando a incontornável Ria de Aveiro, que molda profundamente o território e impressiona pela beleza única da sua paisagem, com as elegantes fachadas Arte Nova, a riqueza da decoração barroca das igrejas, o colorido dos barcos moliceiros com os seus divertidos painéis, os sabores com tradição inspirados no sal e nos ovos moles, e a forte devoção a São Gonçalinho e a Santa Joana”, refere a apresentação.

´Aveiro Tesouros´ recupera ainda monumentos e locais hoje perdidos ou escondidos na malha urbana. “São autênticos exemplos da memória como tesouro, testemunhos do passado grandioso de Aveiro”.

A segunda parte do roteiro revela o registo e a lembrança da história local e o perpetuar da sua identidade.

“As muralhas de Aveiro, a capela de São João no Rossio ou a Igreja de São Miguel, a matriz primeira de Aveiro com origens medievais, entram neste universo do património desaparecido que permanece bem presente, desperta a curiosidade e a comunidade assume como verdadeiro tesouro.”

No capítulo ´Aveiro´ apresenta-se uma descrição da cidade e do que, para além do património histórico edificado e
natural, também é memória e tesouro, abordando as tradições, as festividades, a gastronomia ou o artesanato.

O convite para conhecer todos os tesouros surge sob a forma de percursos temáticos que oferecem vários dias de verdadeira imersão e na memória de Aveiro. Existe ainda uma secção de informação útil garante maior facilidade na descoberta da cidade.

Comercio 780