Rossio de Aveiro: uma aposta ganha para os Aveirenses

3661
Comercio 780

O novo Rossio e a Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, inaugurados no último dia 07 de janeiro, entraram em operação total, com a ativação do Parque de Estacionamento e da circulação viária (automóvel e ciclável) no primeiro dia de fevereiro de 2024.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Após o primeiro mês ao dispor dos Cidadãos, a Comissão Política do PSD Aveiro faz um balanço muito positivo dos novos usos e potencialidades do novo Rossio.

A obra de requalificação do Rossio veio dar qualidade a uma das zonas centrais, mais importantes da Cidade de Aveiro. Este projeto integrou-se numa operação de qualificação urbana da nossa Cidade, da antiga Estação da CP, da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, da construção da segunda Ponte das Eclusas, da qualificação do Bairro da Beira Mar, entre tantas outras operações já realizadas e em curso, de qualificação do Município.

No quadro global estratégico de requalificação urbana da Cidade, o Rossio assume um papel chave, mas é apenas uma das peças de um trabalho de regeneração urbana e de criação de um eixo viário estruturante, que aqui detalhamos:

1. Com o novo Rossio, assistimos à mudança de paradigma na circulação viária na zona central da Cidade. Em 2024, o Rossio e a Avenida Dr. Lourenço Peixinho (e futuramente o Bairro da Beira Mar), são locais dedicados, na sua larga maioria, ao usufruto pedonal e aos meios de transportes públicos e suaves;

2. A circulação automóvel quotidiana passou a ter na Av. D. António Francisco dos Santos um eixo vital para a circulação do trânsito automóvel, afastando-o do Centro de Cidade;

3. A obra, ainda em curso, de qualificação e construção de uma nova rotunda no Canal das Pirâmides, eliminando um antigo e perigoso cruzamento de acesso a esta zona da Cidade e à autoestrada n.º 25, é também fundamental para o desvio do acesso automóvel às zonas mais turísticas de Aveiro;

4. As obras de qualificação da Avenida 25 de Abril (concluída), da Rua Mário Sacramento (em curso), a qualificação da Avenida Europa, da Rua da Pega e a construção do novo Parque de Estacionamento gratuito a nascente da Estação da CP, entre outros, são fundamentais para o sucesso da obra do Rossio.

O novo Rossio ficou ao dispor dos Cidadãos no mesmo mês em que celebrámos a chegada de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e a entrada em operação do primeiro Ferryboat 100% Elétrico da Península Ibérica.

Num momento em que o Município de Aveiro vai recolhendo dia após dia, mais distinções e reconhecimentos, fruto da ação de Cidadãos, Empresas, Instituições e do relevante e indelével papel da Câmara Municipal de Aveiro, liderada por Ribau Esteves e pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM), assistimos ao total alheamento do Partido Socialista e dos restantes Partidos da oposição, no efetivo contributo político para o desenvolvimento de Aveiro, do qual o novo Rossio é o exemplo mais efetivo desse alheamento.

Recordamos que o PS foi e continua a ser oposição ao novo Rossio, por falta de humildade e capacidade política de reconhecer que as opções que tomou no seu passado recente não se coadunam com a realidade da vida dos Cidadãos e da Cidade de Aveiro.

O PS utilizou a campanha eleitoral autárquica de 2021 para fazer campanha contra o novo Rossio e foi amplamente derrotado, no entanto, após mais de dois anos e do grande sucesso do primeiro mês de vida do novo Rossio, o PS continua a tomar a opção errada de criticar, por incapacidade absoluta de apresentar alternativas e opções estratégicas e políticas de futuro, para o Município e para Cidade de Aveiro.

A Aliança com Aveiro continua a ser a única força política, que faz política pela positiva e que apresenta aos Cidadãos e Eleitores em Aveiro uma visão estratégica de futuro para o Município de Aveiro.

O PSD Aveiro lança o repto, para que a oposição política à governação da Aliança com Aveiro, nomeadamente o PS, troque as chalaças, as piadas fáceis, a crítica e a maledicência que alimentam o populismo, pela apresentação de propostas e estratégias políticas, que ainda que diferentes, possam significar momentos de debate e de confronto saudável de opiniões, o que resultaria, sem dúvida, numa mais valia para a construção de um futuro ainda melhor, da Vida do Município e da Cidade de Aveiro.

É com este espírito, aberto e focado unicamente na procura de soluções que possam cuidar do presente e projetar o futuro, que o PSD Aveiro continuará olhar para o trabalho político que temos de continuar a fazer dia após dia, ano após ano, sabendo que o Rossio representará a curto, médio e longo prazo uma das obras mais importantes para o sucesso da Cidade, do Município e da Região de Aveiro.

Simão Santana, Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780