Rio Águeda com caudal baixo devido a obras de drenagem da cidade

1584
Obras nas margens do Rio Vouga (centro de Águeda).

As obras do sistema de drenagem da cidade de Águeda entraram “numa nova fase”, que envolve a construção da ligação da estação de bombagem ao Rio Águeda. Por isso, os níveis freáticos têm de ficar “o mais baixos possível”.

Explicação dada pela Câmara local para a escassez de cadual e ausência do “habitual espelho de água” na baixa da cidade.

As obras, segundo adianta ainda um comunicado, implicam a demolição parcial do muro do rio e a fixação de uma estrutura no seu subleito, que fará a ligação de escoamento de águas dos coletores pluviais e estação elevatória, atualmente em construção no Largo 1.º de Maio.

A empreitada, iniciada em setembro do ano passado , conta com um investimento de 1,4 milhões de euros (com financiamento de fundos europeus em 75%), permitirá “melhorar as condições estruturais da rede e mitigar os riscos de inundações.”

O prazo de execução é de 365 diass. A intervenção é comparticipado por fundos europeus em 75% (ao abrigo do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos).

» A obra recorre a um conjunto de técnicas que permitirão fazer o escoamento das águas pluviais que chegam a esta zona, e não escoam naturalmente para o rio em situação de cheia. Uma solução “à holandesa” que permitirá mesmo as zonas mais baixas manter o nível do rio sem provocar inundações;

» A solução que está a ser aplicada passa pela implantação de novos coletores pluviais com maior capacidade na Av. 25 de Abril e nas ruas Rio Grande e Celestino Neto, que serão ligados a poços e a uma estação elevatória, com bombas e um grupo gerador de grande dimensão, que estão a ser instalados no Largo 1.º de Maio.

Discurso direto

“Não podemos subir agora o rio. É imperativo que o nível das águas esteja baixo para que este trabalho possa ser feito, pelo que a subida do açude só poderá acontecer em julho” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780