Rio Águeda com caudal baixo devido a obras de drenagem da cidade

496
Obras nas margens do Rio Vouga (centro de Águeda).
Smartfire 728×90 – 1

As obras do sistema de drenagem da cidade de Águeda entraram “numa nova fase”, que envolve a construção da ligação da estação de bombagem ao Rio Águeda. Por isso, os níveis freáticos têm de ficar “o mais baixos possível”.

Explicação dada pela Câmara local para a escassez de cadual e ausência do “habitual espelho de água” na baixa da cidade.

As obras, segundo adianta ainda um comunicado, implicam a demolição parcial do muro do rio e a fixação de uma estrutura no seu subleito, que fará a ligação de escoamento de águas dos coletores pluviais e estação elevatória, atualmente em construção no Largo 1.º de Maio.

A empreitada, iniciada em setembro do ano passado , conta com um investimento de 1,4 milhões de euros (com financiamento de fundos europeus em 75%), permitirá “melhorar as condições estruturais da rede e mitigar os riscos de inundações.”

O prazo de execução é de 365 diass. A intervenção é comparticipado por fundos europeus em 75% (ao abrigo do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos).

» A obra recorre a um conjunto de técnicas que permitirão fazer o escoamento das águas pluviais que chegam a esta zona, e não escoam naturalmente para o rio em situação de cheia. Uma solução “à holandesa” que permitirá mesmo as zonas mais baixas manter o nível do rio sem provocar inundações;

» A solução que está a ser aplicada passa pela implantação de novos coletores pluviais com maior capacidade na Av. 25 de Abril e nas ruas Rio Grande e Celestino Neto, que serão ligados a poços e a uma estação elevatória, com bombas e um grupo gerador de grande dimensão, que estão a ser instalados no Largo 1.º de Maio.

Discurso direto

“Não podemos subir agora o rio. É imperativo que o nível das águas esteja baixo para que este trabalho possa ser feito, pelo que a subida do açude só poderá acontecer em julho” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.