Ribau Esteves reeleito presidente da CIRA para metade do mandato / Seguir-se á Joaquim Batista (Murtosa)

1530
CIRA (arquivo).
Dreamweb 728×90 – Video I

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), reunido pela primeira vez após as eleições autárquicas, elegeu os seus orgãos para o novo mandato, o que aconteceu por unanimidade.

Ribau Esteves, releito para o terceiro e último mandato na Câmara de Aveiro, mantém-se como presidente, mas “exercendo essa função na primeira metade do mandato”. Foi já eleito para cumprir a segunda parte Joaquim Baptista, autarca da Murtosa, que iniciou, também, o terceiro e último mandato no seu município.

Para vice-presidentes, foram eleitos Salvador Malheiro (Ovar) e António Loureiro (Albergaria-A-Velha), como já acontecia no mandato anterior.

Em comunicado, a CIRA adianta que as decisões agora tomadas pelos 11 autarcas “assentam numa opção de continuidade do excelente trabalho que tem vindo a ser realizado, da necessidade de manutenção da sua liderança para garantir um elevado nível de conhecimento e intensidade na gestão de um conjunto de dossiers muito importantes e complexos que se encontram numa fase crucial de desenvolvimento”.

O comunicado aponta como exemplo os projetos da zona do Baixo Vouga Lagunar, a negociação e as operações de conquista de Fundos Comunitários do PRR e do Portugal 2030, a elaboração do Plano Estratégico da Região de Aveiro “Unir@Região de Aveiro” (revisão do Plano Intermunicipal de Ordenamento “Unir@Ria”), a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 ou a a criação da Central de Biomassa da Região de Aveiro, entre outros.

“A decisão tomada de mudança do presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA em meados do presente mandato, visa utilizar essa mudança para fazer uma cuidada transição com o fim da liderança de Ribau Esteves, que preside à CIRA e às suas entidades predecessoras, há 20 anos, garantindo a manutenção futura da forte dinâmica da CIRA”, explica ainda a nota de imprensa.

Autarcas da CIRA (2021-25).

O Conselho Intermunicipal irá apresentar uma proposta à Assembleia Intermunicipal, a constituir, para reconduzir José Eduardo Matos no cargo de Secretário Executivo Intermunicipal.

“Os 11 presidentes reiteraram a sua determinação no processo de crescimento da CIRA e o seu compromisso de trabalho para mais e melhor desenvolvimento da Região de Aveiro, num trabalho de equipa com todas as entidades públicas e privadas e sempre em proximidade com a população”, conclui o comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.