Reunião em Águeda da Comissão de Acompanhamento do projeto LIFE AGUEDA

1292
Município de Águeda.

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do projeto LIFE AGUEDA, promovida em articulação com o Município de Águeda.

O projeto LIFE ÁGUEDA – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água.

Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreiamarinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.

Respondendo ao convite endereçado pela coordenação do projeto, no dia 7 de dezembro estiveram presentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Águeda, cerca de 30 participantes de mais de 20 instituições, no sentido de acompanhar os trabalhos do projeto LIFE AGUEDA.

Esta comissão, que reunirá anualmente, é composta por entidades e associações com intervenção nas temáticas, ações e atividades a ser desenvolvidas no âmbito deste projeto, tendo contado com a presença da Secretaria de Estado das Pescas, IPMA, DGRM, ICNF, GNR, AdRA e autarquias locais, EDP, entre outras.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, esteve presente na abertura dos trabalhos tendo destacado a mais-valia que representa o envolvimento da sociedade na de promoção e preservação dos valores naturais que são, ao mesmo tempo, fonte de riquezae bem-estar no território Aguedense. O edil referiu ainda que “uma gestão eficiente dos recursos aquícolas, em particular dos nossos rios, contribuirá para o desenvolvimento sustentável local e global e tem obrigatoriamente que envolver todos os quadrantes da sociedade, para garantir o sucesso.”

Para mais informação acerca do projeto LIFE AGUEDA, pode consultar www.life-agueda.uevora.pt/

Comercio 780