Reserva de São Jacinto e pateira de Requeixo à espera do Governo

2475
Ponto de atendimento da Reserva das Dunas de São Jacinto.

A Câmara de Aveiro está a apostar em duas frentes no plano ambiental: a melhoria da gestão da Reserva Natural de São Jacinto e o desassoreamento da pateira de Requeixo, vulgarmente designada de pateira de Fermentelos.

Em relação à Reserva, existe já uma minuta “em cima da mesa” que esboça um “acordo de cooperação” com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que a autarquia tem procurado formaliza há algum tempo.

Ribau Esteves entende que a tutela “não é capaz de gerir com qualidade” aquele espaço de território protegido, por falta de recursos (humanos e financeiros).

“Aproveitamos o investimento da Polis Ria para ver onde podemos criar sinergias para relançar a Reserva”, explicou o edil na última reunião pública do executivo após referências aos temas em causa por parte do vereador do PS Manuel Oliveira de Sousa.

Está em fase de instalação o novo posto de atendimento na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

Entre os melhoramentos contemplados figuram ainda a execução de obras de adaptação do percurso existente para cidadãos com necessidades especiais, a construção de um auditório ao ar livre e de um centro de interpretação, com os respectivos apoios.

O investimento é de quase 761.280, a cargo da sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro. A Reserva ficará, assim, dotada de melhores estruturas para o conhecimento e interpretação do espaço natural por parte dos visitantes

Relativamente à intervenção de desassoreamento prevista no Projeto de Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos, lançado em 2015, “o processo não está terminado” enfrentando ainda “problemas” para resolver com o Ministério do Ambiente. Está ainda por definir a localização dos depósitos dos dragados, assim como a dotação de financiamento para a obra em causa.

Dunas de São Jacinto

A Reserva das Dunas de São Jacinto é um local privilegiado para observar aves marinhas, dispondo de um extenso passadiço, entre as águas da ria e a praia, e na década de 80 foram criados vários charcos que suportam variada vegetação aquática e servem de refúgio às colónias de patos e garças. É atravessada por um trilho sinalizado que permite observar vários tipos de dunas (com passadiços para proteger as plantas, as dunas e as terras mais para o interior), conhecer as plantas e descansar o olhar sobre um imenso areal (consultar site do ICNF / Reserva Natural de S. Jacinto)

Pateira de Fermentelos / Requeixo / Carregal

Pateira (Carregal, Aveiro).

A Pateira de Fermentelos é uma lagoa natural situada a cerca de 20 km da linha da costa e localizada a montante da confluência do rio Cértima com o rio Águeda.
É considerada um importante polo de atração turística, onde se desenvolvem atividades recreativas associadas à pesca, aos desportos náuticos e recreio fluvial. Recentemente tem servido de suporte a atividades de turismo relacionadas com a natureza,embora nos últimos anos se tenha assistido à evolução no sentido da degradação daqualidade da água, que tem comprometido a componente de lazer associada ao espelho de água.
O projeto de requalificação pretende desenvolver ações de desassoreamento com vista à limpeza dos fundos da lagoa e à criação de um espelho de água suficiente para a fruição humana, com a deposição dos sedimentos dragados em destino final adequado e a reconstrução do açude no rio Águeda com vista ao melhoramento das captações de água para rega tradicional e elevação do nível da água em época de estiagem na Pateira de Fermentelos.