“(Re)pensar a Educação – da necessidade à urgência”

744
Ensino (arquivo).

Pretendemos criar um espaço de discussão e reflexão, que proporcione momentos de verdadeira e significativa aprendizagem.

Por Andreia Santos *

Somos estudantes da Universidade de Aveiro, mais especificamente, membros do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da UA. Estamos a preparar as IV Jornadas da Educação (https://pt-pt.facebook.com/nucleodeestudanteseeeducacaobasicaaauav)

O contexto atual tem mostrado que, mais que nunca, não só é necessário, como é URGENTE debater a Educação. É essa a nossa motivação, lutando por uma formação mais completa e adaptada a um MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇA, sendo isso que pretendemos proporcionar a todos os participantes do nosso evento.

Toda a comunidade está convidada a participar! Porque acreditamos que reconhece, também, o papel crucial da Educação, deixamos algumas informações.

As IV Jornadas da Educação, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade de Aveiro, estão de regresso nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Anfiteatro Carlos Borrego da Universidade de Aveiro.

Este ano, o evento, cujo tema geral obedece ao título “(Re)pensar a Educação – da necessidade à urgência”, tem como objetivo REPENSAR a Educação, procurando aproximá-la da(s) realidade(s). O que faz sentido abordar e como abordá-lo? Que ferramentas usar? Que postura adotar?

Se outrora pudemos dizer que era “necessário” pensar sobre estas questões, hoje é URGENTE. Nesse sentido, durante os três dias do evento, pretendemos criar um espaço de discussão e reflexão, que proporcione momentos de verdadeira e significativa aprendizagem sobre temas tão diversos como a tecnologia, a prevenção, a sexualidade, a democracia, entre outros. Nesta edição, o terceiro dia estará exclusivamente dedicado aos workshops, explorando questões como o Mindfulness, a tecnologia, entre outros.

Nesta edição, contaremos com a estimada presença de Domingos Fernandes (Presidente do Conselho Nacional de Educação), Sofia Ramalho (Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos), Pedro Xavier Mendonça (Consultor do Centro Nacional de Segurança), entre outros.

* Coordenadora do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da UA.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.