Passes mensais sofrem redução de 50 por cento na região e 30 por cento no município de Aveiro

2765
Autocarros elétricos da Aveirobus.

A aplicação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) na Região de Aveiro vai ter o seu início no dia 1 de maio, informa a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

“Das principais decisões releva-se o facto de em todas as carreiras intermunicipais da Região de Aveiro, os passes mensais sofrerem uma redução de 50 por cento (incluindo passes 4-18, Sub-23 e Social +)”, informa um comunicado.

A Câmara Municipal de Aveiro irá, por sua vez, deliberar uma redução, em média, de 30%, nos passes mensais na rede de transportes municipais.

A CIRA, a Câmara de Aveiro (enquanto concessionária) e as duas Autoridades de Transportes existentes na região “articularam devida e cuidadosamente a implementação” do PART, “após todo o trabalho de análise, de decisão e de coordenação com os operadores de transportes”.

A “opção base” foi “concentrar” a verba do Fundo Ambiental disponibilizada pelo Governo comparticipada pelos municípios nos passes utilizados pelos utentes mais regulares, “criando incentivo à sua fidelização e procurando atrair mais utilizadores para a rede de transportes públicos rodoviários (e marítimos, na travessia para São Jacinto), como contributo positivo para o ambiente e para os custos de transportes dos cidadãos”.

Na última reunião da CIRA, foi finalizado o processo de deliberação para a implementação do PART, com a redução de 50% nos passes intermunicipais.

A proposta terá de ser votada pelos orgãos municipais.

Destaques

Falta de acordo com a Área Metropolitana do Porto (AMP): “Após a resposta negativa da AMP quanto à aplicação do PART aos serviços inter-regionais comuns com a CIRA, a CIRA prosseguirá diligências visando uma aplicação do PART com reciprocidade”.

Passes com Origem/Destino entre a CIRA e a CIM Região de Coimbra:Entendimento comum na repartição equitativa da despesa relativa à aplicação de um desconto nos passes dos serviços inter-regionais comuns às duas Autoridades de Transportes de 20%;

Município de Aveiro: A aplicação do PART é feita sobre o novo tarifário da AveiroBus (que também entra em vigor a 1 de maio) que ao ver a aplicação da “taxa de atualização tarifária” é agravado em 1,14% (para a tarifa de bordo e os bilhetes pré-comprados este valor é de 1,71%).

PART – uma medida positiva com graves problemas para resolver: Padece de graves problemas que têm de ser resolvidos atempadamente e até à sua implementação no segundo ano de vigência, em 2020.

Consultar press com informações adicionais

Publicidade, Serviços & Donativos