Cais dos pescadores da Costa Nova, Ílhavo.

O órgão de gestão do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), que funciona no seio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), reunido recentemente, deu 22 pareceres favoráveis entre as 38 propostas submetidas ao aviso de concurso lançado em 2024.

O balanço da fase de seleção dá conta que as propostas aprovadas totalizam um investimento de 5,813 milhões de euros.

O GAC-RA é responsável pela execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), apoiando “iniciativas que reforçam a competitividade dos setores da pesca e da aquicultura, valorizam o património cultural marítimo, fomentam o empreendedorismo ligado ao mar e promovem a sustentabilidade ambiental e a adaptação às alterações climáticas”.

Segundo o comunicado da CIRA, “todas as decisões seguiram para homologação pela Autoridade de Gestão do Mar2030”, instrumento nacional de aplicação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) que são “destinados à promoção de uma economia azul sustentável”.

As candidaturas apresentadas destinam-se a melhoria de infraestruturas físicas e aquisição de material de apoio ao nível da transformação, distribuição e comercialização dos produtos, bem como à aquisição de equipamentos, designadamente de apoio à Arte Xávega ou embarcações apoiando preservação da construção naval tradicional.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).